Deputados participam da inauguração do Hospital da Criança

Por Kelly Monique Oliveira

Os deputados estaduais prestigiaram na manhã desta segunda-feira, 25, a solenidade de inauguração do Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza. A nova unidade de saúde atenderá crianças com 29 dias de nascidas até aos 12 anos, como também, será referência em atendimento de baixa e média complexidade e sua implantação tem a finalidade de ampliar a oferta de leitos por demandas espontâneas e referenciadas de urgências pediátricas, nas especialidades clínicas e cirúrgicas.

Presidente da Alese, Luciano Bispo (MDB) Foto: Joel Luiz

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Luciano Bispo, o Hospital da Criança irá favorecer também, uma linha de cuidados qualificados com acesso humanizado e integral aos usuários de forma ágil e oportuna.

“É uma obra bem pensada e avaliada que vai trazer benefícios para as crianças e famílias sergipana. Além disso, vai desafogar o Hospital de Urgência João Alves Filho. Então, quero parabenizar a todos que se empenharam para a concretização de uma obra importantíssima para a história da Saúde do Estado de Sergipe”, destacou o deputado Luciano Bispo.

Líder da bancada governista na Alese, deputado Zezinho Sobral (PODEMOS). Foto: Joel Luiz

Satisfeito com a magnitude do espaço hospitalar, o líder da bancada governista na Alese, deputado Zezinho Sobral (PODEMOS), observou que a unidade é do Sistema Único de Saúde (SUS) com características dos melhores hospitais do Brasil, por meio de ambientação, humanização, equipe técnica preparada e habilitada.

“É um equipamento que está sendo entregue todo funcionando, ou seja, com material, medicamento, pessoal, protocolo estabelecido, retaguarda de alta complexidade mantida nas UTIs do Hospital de urgência João Alves Filho, mas aqui, com a porta aberta para urgência e emergência para crianças. É uma maravilha poder acompanhar esse momento e defender um Governo que tem responsabilidade com a população mais carente do Estado de Sergipe”, ressaltou.

Deputada estadual Gracinha Garcez (PSD). Foto: Joel Luiz

Também presente na solenidade, a deputada estadual Gracinha Garcez (PSD) observou que o estado precisava de um Hospital especializado para atender as crianças sergipanas. “Essa obra veio no momento certo para todas as crianças. A unidade hospitalar ficou linda. Parabéns a toda equipe e ao Governo por transformar o sonho de toda mãe sergipana ter um lugar apropriado para levar suas crianças”, enfatizou.

Após parabenizar e agradecer a presença de todos, o governador Belivaldo Chagas destacou que dentre as especialidades médicas em pediatria, o hospital contará com otorrinolaringologista, oftalmologista, cardiologista, cirurgião pediátrico, hematologista, ultrassonografista, radiologista, infectologista, neurologista e pediatra intensivista. Além da equipe multiprofissional assistencial de enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, biomédico, técnico de laboratório e outros.

“O Hospital da Criança é caracterizado por ser porta de entrada hospitalar de urgência prestando atendimento pediátrico ininterrupto nas 24h/dia, em todos os dias da semana, ao conjunto de demandas espontâneas e referenciadas, de baixa e média complexidade. A partir do dia 5 de novembro, a primeira unidade completamente voltada ao tratamento exclusivo de crianças com 29 dias de nascidas até os 12 anos, já começa a receber os pacientes com um tratamento humanizado”, observou.

Presenças

Participaram da solenidade o deputado estadual Luciano Pimentel (Sem Partido), o presidente do Tribunal de Justiça (TJ/SE), Edson Ulisses, o ex-governador Jackson Barreto, os deputados federais Fábio Mitidieri (PSD), Fábio Reis (MDB), Laércio Oliveira (PP), o ex-deputado André Moura, a prefeita em exercício Katarina Feitosa, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), coronel BM Alexandre José Alves Silva, comandante-geral da Polícia Militar (PM/SE), coronel Marcony Cabral Santos, entre outras autoridades.

Fotos: Joel Luiz