Na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) nesta quarta-feira (2) os deputados e deputadas Carminha Paiva (Republicanos) e Lidiane Lucena (Republicanos), Luciano Pimentel (PP) Linda Brasil (PSOL) , Manuel Marcos (PSD) e Kaká Santos (União Brasil) falaram sobre o Dia Mundial do Autismo, celebrado hoje (2 de abril), e os desafios diários enfrentados pelas pessoas com TEA e seus familiares.
Carminha Paiva

A deputada Carminha Paiva
Na oportunidade, a parlamentar Carminha Paiva citou a Lei nº 9.244/2023, que estabelece a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (PROPTEA). A legislação teve a co-autoria da deputada Lidiane Lucena.
“Também fizemos questão de reconhecer aquelas que são verdadeiras guerreiras nessa jornada: as mães atípicas. Aprovamos a Lei Ordinária nº 9.532, que institui o dia estadual da mãe atípica – 7 de maio, uma forma de dar visibilidade e reconhecimento à luta dessas mulheres que dedicam suas vidas ao cuidado dos seus filhos, muitas vezes enfrentando desafios imensos sem o apoio necessário’, destacou a deputada Carminha Paiva.
A parlamentar também é autora do Projeto de Lei nº 1.634/2025, que busca impedir a interrupção de tratamentos e terapias por motivo de idade, um problema que afeta tantas famílias.
Lidiane Lucena

A deputada Lidiane Lucena
Em pronunciamento, a deputada Lidiane Lucena falou sobre os desafios de ser mãe atípica e médica. O filho do meio, Francisco, foi diagnosticado com autismo e dislexia. “Foi com ele que aprendi a enxergar o mundo de outra forma, compreendi a importância da inclusão e senti, na pele, os desafios enfrentados por milhares de famílias. Se hoje estou nesta tribuna, é muito por ele. Como médica, sei que o diagnóstico precoce faz toda a diferença na vida de uma criança autista. Mas também sei o quanto esse diagnóstico pode ser difícil e demorado. ”, declarou a deputada Lidiane Lucena.
A parlamentar destacou a importância de mais políticas públicas voltadas para a temática do autismo. “Seguimos avançando, com projetos de lei em tramitação, como: o PL 56/2025 – Incentiva a inclusão do autista no mercado de trabalho e cria o Selo Empresa Amiga da Inclusão. PL 353/2024 – Institui o Selo “Autista a Bordo”, garantindo mais segurança no trânsito para pessoas autistas. Entre outros”, ressaltou.
Luciano Pimentel

O deputado Luciano Pimentel
Na tribuna, o deputado Luciano Pimentel também exaltou a importância da data 2 abril para a conscientização sobre o TEA. E também abordou a , a campanha nacional de conscientização do autismo, deste ano, que traz como tema: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.
“A importância da informação na conscientização da sociedade sobre o TEA é um princípio que norteia todo o nosso trabalho nesta Casa. Desde a primeira lei que apresentamos, em 2019, estabelecendo o atendimento prioritário para autistas, até a quarta lei de nossa autoria, que trata do combate à discriminação contra pessoas com TEA.Ao reforçar o papel da informação na luta pela efetivação dos direitos dos autistas, reconhecemos que, apesar dos avanços nos últimos anos, o autismo ainda é um conceito distante para muitos, envolto em estereótipos que não refletem a diversidade do espectro”, enfatizou.
Luciano Pimentel, é autor da Sessão Especial que aborda o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. “O evento será realizado no próximo dia 4 de abril, às 10h da manhã, no plenário desta Casa. Convido muitos pais e mães. O momento contará com representantes de diversas instituições”, convidou.
Linda Brasil

A deputada Linda Brasil
Para a deputada Linda Brasil (PSOL) o dia 2 de abril é um momento de reflexão sobre os desafios que pessoas com autismo e suas famílias enfrentam diariamente no estado de Sergipe, desde a busca por diagnóstico precoce e intervenções adequadas, até a luta por acesso à educação inclusiva, saúde especializada, empregabilidade, assistência social, políticas de permanência e oportunidades de desenvolvimento em todas as fases da vida.
“Esta data nos convida a provocar o executivo a redobrar os esforços para a implementação de políticas públicas eficazes que garantam os direitos e a dignidade das pessoas autistas. Precisamos avançar na oferta de serviços de saúde multidisciplinares. Recentemente, recebemos denúncias sobre a grande fila de espera para a consulta com especialistas, acesso à triagem e interrupção das terapias. A educação é outro ponto importante a destacar, trago o caso da Escola Elias Montalvão, localizada no Mosqueiro que está sem professor na sala de recursos, prejudicando o ensino e aprendizagem de crianças neurodiversas”, declarou a deputada Linda Brasil.
Manuel Marcos

O deputado Manuel Marcos
O deputado Marcos lembrou que o autismo não é uma doença, mas sim, uma modificação neurológica. E ainda falou sobre iniciativas de outros estados que também deveriam ser implementadas em Sergipe. “As pessoas encaram o autismo como doença, e não é. É preciso promover a conscientização. Em São Paulo, estão sendo construídas postos de atendimento nos bairros, para pessoas com autistas e seus familiares, nele ocorrem atendimentos com suporte educacional e psicossocial. Que esse exemplo seja levado para outros estados”, afirmou.
Kaká Santos
O deputado Kaká Santos falou sobre uma caminha em alusão ao Dia do Autismo. “Acontece hoje às 16h a 10º edição da Caminhada do Autismo no município de Tobias Barreto. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Cuidadores e Cuidadoras Especiais”, concluiu.
Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

O deputado Kaká Santos