logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputados encerram mandatos com honrarias

A partir de 2019, doze deputados continuam a exercerem seus   mandatos na Casa Legislativa. Por outro lado, diante da realização do último pleito eleitoral, 50% dos parlamentares deixam a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta atual legislatura.  Renovação representa a saída de doze deputados. Nesse contexto, do total geral de 24 deputados, alguns parlamentares deixam o legislativo após  longos anos de carreira política; e outros, no seu primeiro mandato. Nesta manhã, 13, por intermédio do presidente da Casa Legislativa, Luciano Bispo (MDB), deputados receberam a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar.

Deputados que deixarão o mandato

Na próxima legislatura, em 2019, deixam o cargo público de Deputado Estadual pelo Estado de Sergipe, os seguintes deputados: Adelon Filho (PR); Antônio dos Santos (PSC), Augusto Bezerra (PHS); Gustinho Ribeiro(SD); Jairo de Glória (PRB); Luiz Mitidieri(PSD); Moritos Matos(REDE); Paulinho da Varzinha (PSC); Robson Viana (PSD); Silvia Fontes (PDT) e o deputado Venâncio Fonseca (PSC).

Legado e perspectiva

Moritos Matos– Para o deputado Estadual Moritos Matos, sua saída representa  uma única palavra: Gratidão. Gratidão ao povo de Sergipe. “Foi uma grande oportunidade de estar nessa casa, e no meu coração não há outra palavra para definir o que sinto. Tenho a consciência de que o que eu fiz aqui foi para ajudar a vida das pessoas”, disse emocionado o parlamentar.

Moritos Matos ressaltou sobre os Projetos de Lei (PL) que foram apresentados em sua gestão, e destacou o PL que foi implementado esse ano,  que oferta à população, por parte dos grandes estabelecimentos, a disponibilidade de água potável via bebedouros. “É um projeto simples, mas que vez trazer benefício ao povo. Nesse calor você chegar no shopping e beber a sua água de forma gratuita, e ainda vejo como uma forma de os restaurantes agradarem seus clientes”, acrescentou Moritos Mattos.

Adelson Filho – O parlamentar deixa o seu primeiro mandato como deputado e ressalta que sai da Casa Legislativa com o dever cumprido. “Passamos nessa casa, por pouco mais de um ano. E nessa fase, nesse período, tivemos diversas proposituras, seis projetos de Leis, e mais de 500 requerimentos com indicações. Todos esse requerimentos foram oriundos das camadas populares, pois temos uma sintonia muito próxima com  a população sergipana”, justificou Adelson Filho.

Parlamentar salientou ainda que seu trabalho teve uma forte ligação com o panorama nacional, pois o seu pai, Adelson Barreto (deputado Federal), também trabalhou em Brasília pelo povo de Sergipe, e foi deputado estadual pela Alese.

“Saio desta casa com a sensação de dever cumprido. São mais de 13 anos transitando pelos corredores dessa casa, acompanho os trabalhos legislativos, pois meu pai  fez  parte de três mandatos consecutivos aqui. E nós sempre demos a parcela de contribuição para a produtividade de seu mandato.

“Acompanhamos várias eleições, gestão de mesas diretoras, a exemplo de hoje presente aqui o ex-deputado, e prefeito de Ribeirópolis, Antônio Passos. Enaltecemos também a gestão de o deputado  Estadual, e presidente atual da casa, Luciano Bispo. “Responsável pela expansão e nova estrutura da Tv Alese e por dirigir o legislativo com tamanha capacidade”, concluiu Adelson Filho.

Jairo de Glória – O deputado Jairo e Glória também deixa a Assembleia Legislativa de Sergipe em seu primeiro mandato como deputado Estadual.  De acordo com parlamentar, que grande parte de sua luta foi voltada para a região do Sertão, a meta continua.

“Durante a legislatura estive batalhando por nossa região, que é o sertão sergipano. Foram quatro anos de muito trabalho e embates em prol do povo do sertão, para que tivéssemos um sertão mais forte, mais visto do ponto de vista hídrico, pois a região sobre muito com a escassez das chuvas. Combatemos o bom combate, e fizemos o nosso melhor”, destacou Jairo.

Quando a sua projeção política destacou que tem perspectiva de disputar as eleições vindouras. “Vamos disputar as eleições vindouras, representamos um grupo de oposição a gestão atual. Mas, fato é que iremos continuar batalhando pelo povo de Sergipe”, frisou.

Como marca de fortalecimento da sua gestão, Jairo destacou iniciativa ímpar junto às queijarias do sertão. “Defendemos a bandeira das queijarias, pois eles viviam na informalidade. Junto a instituições bancárias buscamos parcerias para que abrissem créditos essas pequenas fabriquetas saíssem da informalidade, e ainda tivessem um licenciamento ambiental de forma simplificada. Essas pequenas produtores não poderiam ter a mesma forma de licenciamento que os grandes laticínios da região. Com a iniciativa, tivemos vitória e conseguimos uma maior geração de emprego e renda para a Economia da região.

Silvia Fontes – A deputada Sílvia Fontes era uma das quatro mulheres frente ao Poder Legislativo, também faz deixa o mandato na sua primeira gestão como deputada Estadual por Sergipe.

Deputada recebeu nesta quinta-feira, dia 13, a Medalha da Ordem e Mérito Parlamentar, que é a maior honraria dada pela  Casa Legislativa, dada a pessoas físicas e jurídicas por relevantes ações para Sergipe.  Em seu discurso, destacou alguns importantes atos da sua gestão no poder durante quatro anos.

“Lutei com todas as forças para que o nosso povo pudesse ter uma saúde digna. Frente à Comissão Parlamentar de Saúde, fiscalizei hospitais regionais, e o hospital de urgência de Sergipe. Lutei para que os renais crônicos tivesse um tratamento decente, como foi o caso da denuncia do centro de Nefrologia que realizamos.

Lutei a favor dos pacientes oncológicos, contra a máquina de radioterapia que vivia quebrada no hospital de cirurgia. Enfim, também fiscalizei secretários de Saúde. Lutei por políticas públicas que que atenda a todos, sobretudo, os mais necessitados”, lembrou a deputada algumas das lutas pela população do Estado.

Gustinho Ribeiro – Deputado se despede da Casa Legislativa,  e parte para seu primeiro mandato como deputado Federal.

“Hoje recebo desta casa uma horária, casa em que aprendi a dar os primeiros passos na vida pública, cheguei aqui aos 27 anos de idade. Finalizo o meu segundo mandato, e meu sentimento é de alegria. Casa passou por momento democrático pelo Estado, e nesses oito anos que passei aqui a gente discutiu grandes temas”, salientou Gustinho.

 

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Fotos: Jadilson Simões

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo