Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
Os deputados estaduais destacaram na sessão mista desta terça, 18, a inauguração da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I, na Barra dos Coqueiros, que converte gás natural em energia elétrica. O evento foi realizado na manhã de ontem,17, e contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido).
Para o deputado Capitão Samuel (PSC), a inauguração da UTE, implantada pelas Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), que tem capacidade para atender 16 milhões de pessoas com a produção do gás, representa um grande passo para o crescimento econômico de Sergipe. O deputado também parabenizou o governador de Sergipe pelo pronunciamento. Capitão Samuel disse que o governador foi ético, ao declarar que o seu partido e palanque é o povo de Sergipe e do Brasil.
“Quero ressaltar a minha alegria pelo dia de ontem. Sergipe tem dificuldades financeiras, sim, é mesmo um estado pequeno, e que precisa de ajuda. Com essas dificuldades, o primeiro local procurado para resolver tudo isso é o Governo Federal. Sergipe aderiu ao Consórcio Nordeste para fortalecer ações e solucionar problemas. E agora, com a ocorrência da pandemia, se valeu desse consórcio para ser socorrido e até hoje não obteve êxito. Até agora Sergipe aguarda a chegada de respiradores mecânicos, um investimento de quase R$ 5.000. 00. Daí, o presidente Jair Bolsonaro, que não vê sigla partidária, e sim, a necessidade da população, enviou, através do Ministério da Saúde, respiradores para Sergipe. É esse o papel do Governo Federal”, defendeu o parlamentar.
O líder do governo, deputado Zezinho Sobral (PODE), também parabenizou o governador de Sergipe pelo pronunciamento. Ele destaca o fato de o governador usar o seu espaço para agradecer a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, na assinatura de transferência, da Petrobrás para a Proquigel Química, por conta do arrendamento da Fábrica de Fertilizantes (Fafen-SE), e ainda, da inauguração da Usina Termoelétrica.
Zezinho avalia que com a retomada das atividades da Fafen em Sergipe, no município de Laranjeiras, além da geração de emprego, a fábrica fortalecerá a agricultura de Sergipe e do Brasil. A unidade de Sergipe possui capacidade instalada de produção de ureia de 1.800 t/dia, sendo capaz de comercializar amônia, gás carbônico e sulfato de amônio (também usado como fertilizante).
Quanto à usina do gás, o deputado lembrou que a termoelétrica foi uma empresa abraçada, à época, pelo ex-governador Marcelo Déda, que iniciou as tratativas. “A termoelétrica, que já entrou em operação comercial em março de 2020, produz energia por menos da metade do custo médio da energia térmica produzida no Brasil.
Título de Cidadania
Zezinho Sobral explicou ainda que o ministro da Energia foi um grande parceiro para Sergipe em vários cenários, como o luta pela manutenção da Petrobras no estado, e das obras da BR 101, por exemplo. Com isso, o deputado anunciou que, junto ao Título de Cidadão Sergipano, que será entregue ao presidente Bolsonaro, uma propositura de autoria do deputado Capitão Samuel, que a Casa também irá apreciar e votar que seja atribuído o mesmo título para o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
BR 101
Zezinho Sobral parabenizou também o governador por fazer um único pedido a Bolsonaro, que o receba em audiência para tratar sobre assuntos de Sergipe, e em especial, para tratar da duplicação da BR 101 em Sergipe.
Mais desenvolvimento
Sobre o pronunciamento do governador Belivaldo Chagas, e sobre a inauguração oficial da Usina Termoelétrica, o deputado Zezinho Guimarães (MDB) avalia que a exploração de gás em Sergipe deve ser feita de forma diferente à exploração de petróleo, que, de acordo com o parlamentar, trouxe poucos benefícios para o estado. Ele defende que inauguração é motivo de alegria e esperança para Sergipe.
Quanto à conduta pessoal do governador de Sergipe, diante do seu pronunciamento direcionado a Jair Bolsonaro, Zezinho Guimarães salientou que o discurso de Belivaldo Chagas foi cirúrgico. “Ele se portou como gostaríamos, com gentileza, altivez, desarmando o palaque. Pois ao nosso ver, o consórcio Nordeste era um palanque. Esse consórcio só vem trazendo dor de cabeça”, disse Zezinho, enfatizando que com a usina, “um novo parque industrial seja iniciado em Sergipe”.
Zezinho também destacou que ontem, dia 17, um grupo sergipano também deu um passo importante para Sergipe. “Falo do Grupo Maratá que abrirá dois empreendimentos importantes, que gerarão milhares, eu disse milhares, de empregos diretos e indiretos. Empreendimentos trarão resultados para o desenvolvimento e economia de Sergipe “.
O deputado Luciano Pimentel (PSB), abriu seu discurso dizendo que o dia de ontem traz reflexões e foi um dia de parabéns. “A ação do governador e discurso proferido no dia de ontem demostraram que se trata de um estadista, republicano e democrata. Ele abriu as portas para investimentos no estado de Sergipe”, defendeu Pimentel, ao enfatizar que o momento ali não era eleitoral, cenário que fez com que o governador buscasse investimentos para o desenvolvimento de Sergipe.
“Espero que com a chegada da usina, pós-pandemia, outras empresas se instalem em Sergipe, alavancando a nossa economia. Não esquecendo também do turismo, outro fator importante para a economia sergipana”, destacou o líder da oposição, deputado Doutor Samuel (PPS).
Fotos: Jadilson Simões – Rede Alese