logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputados destacam Campanha da Fraternidade 2017

Após a exposição feita pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, vários deputados estaduais que prestigiavam a sessão especial na Assembleia Legislativa, destacaram o tema da Campanha da Fraternidade de 2017.

O deputado Antônio dos Santos (PSC) parabenizou a Igreja Católica pelo direcionamento para os biomas brasileiros e pelo vídeo que foi exposto sobre a Campanha no plenário da Assembleia Legislativa. “Um dos propósitos está em cuidar dos seres existentes na terra e isso não acontece, falta consciência. Dava para conviver sem destruir, sem liquidar. Mas isso precisa de uma somação de esforços. A Igreja contribui muito quando se dedica a temas tão relevantes como esse”.

Em seguida, o deputado pontuou que a sociedade precisa ter uma convivência mais racional. “Os indígenas já alertam para essa necessidade de preservação. E é necessário difundir isso nas escolas e universidades, junto aos meios de comunicação. É preciso dar um freio no volume de destruição da Amazônia. São 175 milhões de metros cúbicos por segundo de água que é lançada no mar pelo Rio Amazonas. E parte dessa água já poderia garantir a sobrevivência de várias regiões do País. Sinto a falta de um planejamento estratégico de convivência”.

 

Luciano Pimentel 1O também deputado Luciano Pimentel (PSB) foi outro que parabenizou Dom Joao José pela qualidade do tema da Campanha da Fraternidade e destacou que “a Igreja está sintonizada com aquilo que a sociedade espera dela. Foram felizes as deputadas Ana Lúcia (PT) e Maria Mendonça (PP) que promoveram este debate”, destacou, fazendo uma saudação ao imortal da Academia Sergipana de Letras, José Lima, que agora é padre e destacou o papel do Papa Francisco na condução do catolicismo no mundo.

 

 

Goretti Reis 1A deputada Goretti Reis (PMDB) fez uma saudação especial pelo fato de Dom João ser natural de Lagarto. “Conheço sua forma de agir e seu lado espiritual. Representa muito bem a nós lagartenses à frente da Arquidiocese. A Igreja já acertou no ano passado quando tratou do saneamento e agora avança com os biomas”. O mesmo raciocínio é do deputado Georgeo Passos (PTC). “O homem poderia conviver com a natureza numa relação mais tranquila. Iremos sentir a real importância da natureza quando os recursos se findarem. Quando uma simples adutora se rompeu, ficamos uma semana sem saber muito o que fazer”, disse, parabenizando a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

 

Matos 2O deputado Moritos Matos (PROS) foi outro que exaltou a campanha da CNBB e fez um alerta em meio à Campanha da Fraternidade. “Estamos vendo a polêmica com esses frigoríficos e ficamos de olho nos interesses dos grandes grupos. A Igreja Católica sempre tem uma preocupação na escolha dos temas da Campanha da Fraternidade. Chamo a atenção para nossos deputados federais e senadores e para os diversos projetos em tramitação no Congresso. Não podemos permitir que passem áreas, de alguma forma, para que esses grandes grupos possam explorar”.

 

 

 

Por Agência de Notícias Alese

 

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo