Nesta quarta-feira (1) é celebrado o dia internacional do trabalhador. A data é referente a manifestações ocorridas em Chicago no ano de 1886, em que movimentos trabalhistas reivindicavam melhorias nas condições de trabalho nas fábricas. O dia 1º de maio foi considerado feriado apenas em 1919, na França, após a jornada de oito horas diárias ter sido ratificada por lei.
Em seguida, esse dia transformou-se em feriado também na Rússia, no ano de 1920. No Brasil, o feriado surgiu no final do século XIX. A lei que estabelece a celebração no dia primeiro de maio é a Lei nº 662, de 1949. Em 2002, a Lei nº 10.607/02 foi instituída para dar novas providências à antiga legislação.
Ao longo dos anos, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) tem criado proposituras que visam estabelecer políticas públicas e garantem direitos para a classe trabalhadora.
“Precisamos lembrar que este dia é mais do que uma simples data no nosso calendário. Ela representa a importância dos trabalhadores em todos os setores da sociedade. É uma oportunidade para reconhecermos e valorizarmos o esforço e a dedicação que cada pessoa coloca em seu trabalho diário. Este dia nos lembra que todos os avanços da sociedade são alcançados graças ao trabalho árduo e ao comprometimento dos trabalhadores e trabalhadoras do país”, destacou o presidente em exercício da Alese, deputado Garibalde Mendonça (PDT).
São reconhecimentos de utilidade pública e leis que garantem mais direitos e dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras sergipanas.
Trabalhador e prevenção de acidentes
A Lei N 8.131/2016, institui a campanha ‘Abril Verde’ em Sergipe. Ela visa a realização de ações de combate ao acidente de trabalho e em defesa da saúde do trabalhador. A mobilização educacional faz alusão ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, criado em 28 de abril de 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em memória às 78 vítimas de um acidente fatal ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.
Foto de Capa: Agência Brasília