Deputados destacam a importância da Marinha na Alese

Vários deputados estaduais elogiaram a exposição do Capitão dos Portos de Sergipe, João Batista Barbosa, feita nessa quinta-feira (25), no plenário da Assembleia Legislativa sobre os segredos guardados na última fronteira do Brasil: o mar. Sua ida à Alese atendeu a um requerimento dos deputados Luciano Bispo (PMDB) e Venâncio Fonseca (PP).

Após muitos anos de experiência em plataformas, no meio do oceano, o deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) revelou que ainda hoje se recorda do período de navegações e chega a se emocionar ao lembrar do sofrimento que passou. “Os meses de julho e agosto eram os mais complicados. Era o período em que a gente não queria ir ao mar. Hoje a gente vê com alegria esse entusiasmo dos nossos marinheiros, atuando no mar e nos rios, dando cobertura e garantindo nossa proteção”.Antônio dos Santos 3

A deputada Ana Lúcia (PT) também destacou a iniciativa da palestra porque além da questão da Segurança Nacional, a Marinha provou que se aprofunda em estudos, em pesquisas. “Vejo que os senhores têm um compromisso e um trabalho social enorme com a nossa Nação. Vejo o uso de alta tecnologia no campo da segurança e que vocês vão muito além dos desafios e sofrimentos do nosso povo. Eu só lamento que essa alta tecnologia também esteja sendo utilizada em favelas porque o narcotráfico segue dominando e onde o crime organizado está cada vez mais articulado”.

O também deputado Moritos Matos (PROS) disse que ficou muito feliz com a exposição feita pelo Capitão dos Portos até porque não conhecia de perto o trabalho da Marinha. “É muito mais complicado para as pessoas acompanharem em relação ao trabalho do Exército, por exemplo. Vejo que já em andamento um amplo trabalho social e eu fico feliz em saber que existe toda essa estrutura a serviço do povo brasileiro”.Matos 6

Por sua vez, a deputada Maria Mendonça (PP) fez sua saudação e disse que os brasileiros têm vários motivos para se orgulharem do trabalho desenvolvido pela Marinha. “Demonstram competência. Isso é muito importante para elevar a autoestima de todos nós brasileiros. Seria muito bom que essa explanação feita aqui pudesse ser levada para vários outros ambientes do nosso Estado para o maior conhecimento da população. Da dedicação e do amor desses homens pelo nosso País”.

Georgeo Passos 1O deputado Georgeo Passos (PTC) destacou a “aula” que o Comandante deu aos deputados de como o Brasil pode ser bem cuidado. “Mesmo com muitas dificuldades, as Forças Armadas têm prestado um grande serviço ao povo e está claro que as pessoas amam o que fazem. Percebemos isso nas Olimpíadas no Brasil, quando vários atletas se destacaram em sintonia com os nossos militares. A gente espera que o governo federal olhe para estes homens, que eles não precisem apelar para tentar conseguir algo, que recebam o respeito e admiração devido”.

O deputado Garibalde Mendonça (PMDB) questionou sobre o navio ancorado no município de Barra dos Coqueiros e recebeu a seguinte explicação do Comandante: “ali não é um navio mais, mas um casco! Deixou de ser navio em 2015. Diante de problemas dentro da empresa, ele foi colocado a venda e uma empresa o comprou e começou a desmontá-lo. Só que não cumpriram alguns requisitos perante os órgãos ambientais e a obra ficou embargada. Depois daquele incêndio, não fizeram mais nada. Vamos tentar convencer a empresa a retomar o desmonte”.

Venâncio 2A deputada Goretti Reis (PMDB) destacou o trabalho educativo e de pesquisa realizado pela Marinha. Já Venâncio Fonseca se disse muito feliz por convergir com a deputada Ana Lúcia neste tema. “Nem sempre nós divergimos. Fico feliz em ver o reconhecimento do trabalho de fiscalização da Marinha, além da ação social. E este é um trabalho realizado não apenas em Sergipe, mas em todo o território brasileiro. Nos tranquiliza em ver a Marinha com potencial para defender o nosso Brasil”.

Por fim, o deputado Luciano Bispo agradeceu a presença de todos os convidados e, em especial, ao Capitão dos Portos pela “aula de segurança” que foi dada em plenário. “Tivemos hoje uma aula de patriotismo, de pessoas que realmente amam este País e que sabem o quanto é preciso defende-lo e valorizá-lo”, destacou, anunciando que na segunda-feira (29) a Alese estará homenageando o Exército e, no segundo semestre, a Aeronáutica e a Polícia Federal.

Por Agencia de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões