18/2/2022
Por Stephanie Macêdo – Alese
Deputados sergipanos, filiados à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), ocupam assentos nas Secretarias e na Diretoria Executiva da entidade – Gestão 2022-2023. A posse se deu durante a realização da 24ª Conferência Nacional da Unale, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O evento ocorreu no mês de novembro do ano passado, 2021.
Reconhecida perante o Supremo Tribunal Federal (SFT) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), como única entidade legítima de representação dos 1059 deputados e deputadas estaduais e das 26 Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a Unale atua em âmbito nacional e internacional como eixo catalisador de projetos de políticas públicas relevantes para toda a população brasileira.
Assentos na Unale
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) compartilha das atividades da Unale há alguns anos. Durante o percurso, os deputados sergipanos vêm atuando positivamente em prol de Sergipe com importantes diálogos, a exemplo do enfrentamento à Covid-19 por meio das vacinas.
Desta vez, sob a liderança geral do presidente da Unale, o deputado Lidio Lopes (MS), três deputados sergipanos tomaram posse como Presidentes nas Secretarias da entidade. São eles:
Deputado Samuel Carvalho (Cidadania), eleito presidente na Secretaria das Cidades. Deputada Kitty Lima (Cidadania), eleita presidente na Secretaria de Apoio à Fauna, e o deputado Luciano Pimental (sem partido), eleito presidente na Secretaria de Empreendimento e Turismo.
A cadeira de vice-presidência de Assuntos Legislativos, na Secretaria de Saúde, foi assumida pela deputada Goretti Reis (PSD).
Diretoria Executiva
Junto à Diretoria Executiva, tomaram posse os seguintes deputados:
Georgeo Passos (Cidadania), que assumiu o cargo de Tesoureiro. Deputado Luciano Pimentel (sem partido), como Conselheiro Fiscal. E a deputada Goretti Reis (PSD) que reassume, pela segunda vez, o cargo de Secretária de Sergipe.
Conquistas
A União das Casas Legislativas e a importância da entidade diante do Parlamento Brasileiro tem trazido resultados para a sociedade. Além de reforçar as bandeiras de defesa à vida e o combate à violência contra a mulher e à automutilação e ao suicídio, a entidade também luta pela valorização do trabalho parlamentar.
No segundo semestre de 2019 foi sancionada a Lei nº 13.862, que trata da validação e emissão da carteira de identidade parlamentar. O documento é emitido pela Unale em parceria com as 27 Casas Legislativas e tem validade para todos os fins de direito, em todo o território nacional, no curso da legislatura em que forem expedidas.
Outra grande vitória foi a concessão do passaporte oficial, para cumprimento de missões e troca de experiências com parlamentares de todo o mundo.
Foto: UNALE