Deputados buscam solução para funcionamento da CEASA de Itabaiana

Por Habacuque Villacorte

Governador Belivaldo Chagas ouviu o apelo dos deputados estaduais

Atendendo a um apelo do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), o governador Belivaldo Chagas (PSD) recebeu em audiência no Palácio de Despachos, no final da tarde dessa terça-feira (22), os deputados estaduais de Itabaiana, Maria Mendonça (PSDB) e Tallyson de Valmir (PL), além do prefeito serrano Adaílton Sousa (PL). O objetivo do encontro foi discutir uma solução para o impasse sobre o funcionamento da Central de Abastecimento de Itabaiana (CEASA), inaugurada recentemente pelo Governo do Estado.

Durante a audiência todos os envolvidos conversaram com o empresário responsável pela vencedora da PPP (Parceria Público-Privada) e que venceu a licitação para gerir a CEASA de Itabaiana. Os três deputados buscaram o apoio do governo no sentido de encontrar alternativas para facilitar um entendimento entre o proprietário da empresa e os pequenos comerciantes da cidade e garantir o início das atividades no espaço. Uma nova audiência deverá ocorrer, desta vez com a presença dos representantes dos feirantes.

Luciano Bispo

O presidente da Alese Luciano Bispo avaliou a reunião como positiva

O deputado estadual Luciano Bispo pontuou a somação de forças dos três parlamentares de Itabaiana, além do governador e do prefeito municipal, no sentido de buscar um entendimento entre a empresa que vai gerenciar a CEASA e os feirantes da cidade. “Acho que foi uma reunião proveitosa porque nós avançamos em alguns pontos e entendemos que o diálogo é mais do que necessário. Temos que encontrar um denominador comum para que cada lado possa ceder um pouco e a gente consiga resolver esta situação”.

Luciano Bispo acrescentou que a Central de Abastecimento representa o maior investimento do governo do Estado no município de Itabaiana e, após sua inauguração, há uma grande expectativa para que o local seja colocado em funcionamento. “É preciso buscar um acordo logo, nós, deputados, vamos nos somar e tentar ajudar”, completou o presidente da Alese, antecipando que em breve haverá uma nova audiência, desta vez com a presença dos feirantes locais para se buscar um acordo em definitivo.

Maria Mendonça

A deputada estadual Maria Mendonça entende que é imprescindível uma audiência com a presença dos feirantes para que se formalize um entendimento com o empresário da PPP. “Temos a convicção que esse consenso tão falado é essencial para todos os envolvidos. Foi muito importante esta iniciativa do governador, chamando as partes, mas faltaram os feirantes. A gente torce pelo bom senso para colocar esta CEASA em funcionamento, beneficiando Itabaiana e Sergipe”.

Tallyson de Valmir

Deputado Tallyson de Valmir espera por um desfecho positivo

O deputado estadual Tallyson de Valmir entende que o município de Itabaiana deve ficar em primeiro lugar para todos. “O que a gente espera é um desfecho positivo para o proprietário da empresa e para os comerciantes da nossa cidade e região. A gente quer o consenso de todos, porque o mais importante neste momento é o funcionamento da Central de Abastecimento”.

Adaílton Sousa

Prefeito de Itabaiana Adailton Sousa aprovou a união de forças

Para o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, a data deve ser celebrada como “um dia histórico” pela união das forças políticas de seu município. “Temos que parabenizar o governador Belivaldo Chagas que conseguiu unir todas as forças políticas de Itabaiana nesta audiência. Foi uma reunião produtiva, queremos a CEASA em funcionamento, que é bom para Itabaiana, para os feirantes, para o próprio concessionário. A gente espera que outras reuniões ocorram neste sentido

UTIs e Vacinas

Após a audiência sobre a CEASA, o governador, os deputados e o prefeito se reuniram com a secretária de Estado da Saúde, Mércia Souza, e a superintendente executiva Adriana Menezes, para tratarem de mais leitos de UTI no Hospital Regional de Itabaiana, além de mais vacinas para o enfrentamento ao coronavírus (covid-19) na cidade serrana.

“Está todo mundo preocupado em garantir a imunização do povo de Itabaiana. Ficamos na expectativa de mais vacinas a serem enviadas pelo governo federal para que o Estado possa fazer a distribuição para os municípios sergipanos”, destacou Luciano Bispo, que tem lutado junto ao Executivo por mais leitos de UTI e de leitos comuns no Hospital Regional para ajudar no combate à covid-19.

Deputada Maria Mendonça quer reunião com feirantes

Maria Mendonça disse que foi colocado na reunião que é fundamental que o município de Itabaiana construa uma UPA para garantir o atendimento básico da população. “Isso vai ajudar para acabar com o problema da superlotação do Hospital Regional. Houve muita disponibilidade das partes em ajudar e quem ganha com isso é o povo de Itabaiana”.

O deputado Tallyson de Valmir pontuou que a questão da vacinação é algo que ele tem acompanhado, diariamente, e que outra preocupação é com o Hospital Regional de Itabaiana. “Nós somos cobrados pela população e nós viemos conversar e cobrar da Secretaria de Estado da Saúde. O mais importante é a união e a força para melhorar o atendimento do nosso povo”.

O prefeito Adaílton Sousa também avaliou como proveitosa a reunião para tratar dos problemas de superlotação do Hospital Regional. “Nós conversamos com a equipe técnica da Saúde Estadual, em conjunto com a Secretaria Municipal, no sentido que a gente possa ampliar o atendimento lá no centro de covid-19, com o horário estendido para as 24 horas. Sobre a vacinação nós evoluímos bem com mais de 31% da nossa população já vacinada”.

Fotos: Joel Luiz