Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
A Pandemia por o novo coronavírus afetou a vida de todos os brasileiros, desde o Social, passando pela Saúde, Educação, chegando até mesmo à Economia, e em Sergipe, nada ficou aquém do olhar do Poder Legislativo. Inicialmente a Alese suspendeu, em conformidade com instruções do Ministério da Saúde e decreto do Governo do Estado, as atividades realizadas no plenário da Casa, a medida buscou evitar a aglomeração de pessoas no ambiente público, evitando assim o contágio coletivo.
Também, como medida de evitar o contágio, a Casa vem mantendo ativos seus canais de comunicação e sua Ouvidoria para o atendimento à população. Os deputados e deputadas também estão disponibilizando suas assessorias via seus canais de comunicação.
Mais iniciativas
Na última quarta-feira, dia 8, a Alese realizou a primeira sessão remota da Casa Legislativa, ocasião em que 36 municípios foram reconhecidos, por decretos, em estado de calamidade pública. Também foi aprovado pelos deputados, o Cartão Mais Inclusão, do Poder Executivo. Cartão beneficiará cerca de 36 mil pessoas com o valor de R$ 100,00 no período de quatro meses. Valor se somará ao Benefício Emergencial do Governo Federal, ajudando assim pessoas que estão passando por situação precária diante da pandemia.
Além dessas iniciativas, os deputados decidiram reprogramar o destino de parte das Emendas Impositivas 2020. Com o objetivo de ajudar no combate ao coronavírus em Sergipe, cada um dos parlamentares vão doar R$ 500 mil reais, perfazendo um total de 12 milhões de reais para que a Secretaria de Estado da Saúde possa fortalecer as ações de enfrentamento ao coronavírus.
Nesta quarta-feira, dia 15, a Alese fará nova etapa de votações remota, muitos outros projetos de enfrentamento ao coronavírus estão na pauta de votações.
Foto: reproduzida do instagram/liboriogandara.arq