logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputados aprovam Semana da Atrofia Muscular Espinhal

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Os deputados estaduais da Casa Legislativa de Sergipe aprovaram, na manhã de hoje, 25, durante a Sessão Extraordinária Remota, a instituição  da Semana de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal (AME), ação a ser celebrada na primeira semana de agosto de cada ano, em todo o estado de Sergipe.

De acordo com a matéria, o Projeto de Lei Ordinária de nº  175/2020, que foi aprovado por unanimidade, institui a semana sobre  a atrofia muscular espinhal tem por objetivo principal, alertar a população sobre os sinais que caracterizam a doença, bem como conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce. 

A deputada justifica a propositura ressaltando que a instituição da semana visa  também, estimular pesquisas e expor avanços técnico-científicos relativos à doença. “Além disso, a iniciativa  da realização da Semana de Conscientização sobre a  AME, propõe apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade em auxílio aos pacientes, multiplicando ações de informação e promovendo  debates para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos cuidados e tratamentos”, defendeu a parlamentar.

Maria Mendonça destacou que em Sergipe o trabalho de conscientização sobre esse tipo de doença já  vem sendo realizado pela Associação Sergipana de Doenças Raras.  Na oportunidade, a deputada solicitou ao seu colega de parlamento, deputado Doutor Samuel(Cidadania) que coloque em funcionamento a Frente parlamentar de Doenças Raras, contemplando assim, demais outras doenças. 

AME

No dia 08 de agosto é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Atrofia Muscular Espinhal (AME). O Ministério da Saúde considera que doenças raras são aquelas que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. É nesse contexto que a Atrofia Muscular Espinhal está inserida. Com um número aproximado de sete mil casos no Brasil, a AME é causada por uma mutação no gene de sobrevivência do neurônio motor, que causa uma deficiência no nível da proteína SMN (Neurônio Motor de Sobrevivência).

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo