logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputados aprovam Programa Estadual de Recuperação de Crédito

Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovaram por unanimidade, nesta quinta-feira (23), o Projeto de Lei nº 309/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei nº 8.293/2017 , responsável por instituir o Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual (Recuperar). A proposta também modifica o §4º do art. 14 da Lei nº 7.724/2013, que trata do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD).

Elaborado com base nas competências previstas na Constituição Estadual, o projeto tem como objetivo facilitar a regularização de débitos tributários junto ao Fisco Estadual e, ao mesmo tempo, reforçar a arrecadação do Tesouro.

Entre as principais alterações está a reedição do Programa Recuperar – ITCMD, que permitirá ao contribuinte parcelar, em até 60 meses, débitos tributários com fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2024. O Programa prevê ainda descontos de até 90% nas multas punitivas e moratórias, e de até 80% nos juros de mora, conforme critérios a serem definidos pelo Poder Executivo.

O líder do Governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), destacou a importância da iniciativa. “O Refis que vem para fazer com que os contribuintes possam se regularizar, com grandes vantagens. Primeiro, a redução da alíquota de 4% para 1% e também a redução das multas e dos juros, além da oportunidade de parcelamento. Nesse momento, enxergamos que a arrecadação vai aumentar e as pessoas terão a oportunidade de se regularizar, saírem da informalidade e do débito, com grandes descontos, o que também fortalece as finanças do Estado”, afirmou.

O projeto também estabelece, de forma provisória e excepcional, novas alíquotas do ITCMD: 3% para transmissões causa mortis e 1% para transmissões por doação, desde que o pagamento ocorra até 26 de dezembro de 2025.

Diferentemente das edições anteriores, que contemplavam apenas as doações, a nova versão do Programa passa a incluir também as transmissões causa mortis. A redução da alíquota para 1% nas doações iguala o percentual ao praticado no estado de Pernambuco.

A medida reedita regras já adotadas até dezembro de 2023, por meio da Lei nº 9.297/2023, com o objetivo de incentivar a regularização fiscal e estimular a economia estadual.

Foto: Jadilson Simões / Agência de Notícias Alese

 

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo