Por Stephanie Macêdo
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), aprovou o Projeto de Lei de nº 291/2021, de autoria do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), que declara a ‘Associação Musical Filarmônica Lira Santa Cruz’, do município de Poço Verde, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe. A Filarmônica é composta por alunos da rede municipal e estadual de ensino.
A votação ocorreu ma Sessão Ordinária desta terça-feira (07). Com a aprovação unânime do parlamento, o Projeto de Lei será encaminhado para sanção governamental. Na propositura, o deputado Georgeo Passos defendeu o título indicado para a Lira Santa Cruz, destacando que a filarmônica tem por objetivo de promover o desenvolvimento e a difusão da arte musical e do ensino da música no município de Poço Verde.
Histórico da Filarmônica
Segundo justificativa da matéria, a Lira projeto vem induzindo crianças, jovens e adultos a saírem da situação de comodismo, de impossibilidade da conquista de algo maior por falta de oportunidade. A Música tem sido um meio artístico que os profissionaliza na área, caso queira seguir, e que também edifica a alma proporcionando momentos de lazer.
Composta por alunos da rede municipal e estadual de ensino, a Filarmônica “Lira Santa Cruz” participa de eventos realizados no município, a exemplo da Emancipação Política, Independência do Brasil, Festas Religiosas (Padroeiro da Cidade —São Sebastião e a Festa da Santa Cruz), desfiles, atos cívicos, encontros de Bandas Filarmônicas e outros municípios onde através da Música Clássica, Hinos Militares (Marchas), MPB e outros estilos, encantam a população local e turistas.
Foto: Facebook da Lira Santa Cruz