Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese
Nesta quinta-feira (30), representantes das comissões de agricultura da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) e da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) visitaram os perímetros irrigados sergipanos. Entre os pontos percorridos estiveram os municípios de Itabaiana e Canindé de São Francisco. Já nas sexta-feira (1) serão visitados os municípios Canindé de São Francisco , Neopólis e Brejo Grande.
Entre o circuito percorrido pelas comissões parlamentares estiveram : a barragem
Jacarecica I em Itabaiana;
“A comissão e a visita foram formados durante a 26ª Conferência da Unale em Fortaleza (CE). Nós sugerimos que
Comissão de Agricultura, fizesse uma visita técnica nas barragens de Sergipe. Temos como tema esse ano na Comissão de Agricultura da Unale, “O combate à seca e o armazenamento de água”, e eu sugeri para que essa visita técnica fosse feita aqui em Sergipe. Apesar de o presidente da comissão ser do Rio Grande do Sul, onde nos últimos três anos vinha passando por uma seca severa, sugeri que a visita seja aqui porque não existe melhor para entender de seca no sertão do que nós sergipanos.”, explicou o deputado estadual Marcelo Sobral (União Brasil) que é vice-presidente da Comissão de Agricultura da Unale.
O presidente da comissão de Agricultura da Unale, o deputado estadual Adolfo Brito (PP/RS) faltou alguma palavra aqui o intercâmbio para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para agropecuária e agricultura familiar.
“ A nossa região tem muito potencial. Mas é necessário uma mudança na legislação. O estado de Sergipe também tem muito potencial na área da agricultura. O estado do Rio Grande do Sul precisa contar com água sistemática, assim como o de Sergipe, para não perder uma grande quantidade de água assim como ocorreu nos últimos anos, e consequentemente parte da safra, o que prejudicou a economia do estado e dos municípios. Com a visita e o intercâmbio estamos buscamos alternativas e motivar os nossos agricultores e minimizar os efeitos da falta de chuva em nosso estado”, destacou o presidente da comissão de Agricultura da Unale, Afonso Brito.
Para o deputado Manuel Marcos (PSD) a visita técnica acontece em momento importante com o momento de seca enfrentado em todo o país. “Além de incentivar a atividade agrícola, temos em vista fortalecer ações de combate a seca e visando a busca de empregabilidade e renda das famílias que vivem da agricultura”.
Presente na visita técnica, o deputado Marcos Oliveira (PL) destacou a importância das barragens para os municípios sergipano e a importância da visita da comitiva da Unale. “Em Sergipe, temos diversos perímetros irrigados, e que são produtores. O intercâmbio é importante para que os parlamentares possam entender como funcionam as nossas barragens e como elas beneficiam a população e também trazer as experiências deles”.
Jacarecica I
No perímetro imigrado Jacarecica I, são 124 lotes familiares, beneficiando diretamente mil pessoas com a geração de renda a partir da produção de alimentos. Em 2022, foram colhidas mais de 7mil toneladas de produtos agrícolas, que injetaram na economia itabaianense cerca de R$ 17 milhões de reais.
A barragem está em funcionamento desde 1987, e tem como as principais culturas as pimentas de cheiro e malagueta, macaxeira e com destaque a da batata-doce.
De acordo com o agricultor José Carlos Santos, a barragem é sinônimo de desenvolvimento. “A barragem trouxe melhoria para a vida de quem vive da agricultura. Trouxe muito trabalho e possibilidade de crescimento para todas as famílias da localidade”.
Além da barragem do Jacarecica I, existem também, em Itabaiana, as barragens Jacarecica II e a da Ribeira.
Programação
Nesta sexta-feira (1°) a comissão de agricultura da Unale visitará os Perímetros irrigados de Neópolis (Platô de Neó poles); e Betume (Perı́metro COODEVASF em Brejo Grande); o Perı́metro irrigado Califórnia em Canidé de São Francisco;Perı́metro irrigado Jacaré Curituba em Canidé de São Francisco.
Fotos: Jadilson Simões/ Agência de Notícias Alese