Deputado Zezinho Sobral solicita melhorias para a Escola Sagrada Família, de Neópolis

Por Assessoria de Imprensa

O deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) usou a Tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, dia 20, para atender a um pleito dos moradores do município de Neópolis, região do Baixo São Francisco. O parlamentar apresentou uma Indicação destinada à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e à Diretoria Regional de Educação (DRE06) para que não sejam interrompidas as aulas do turno vespertino na Escola de Ensino Fundamental Sagrada Família.

“Conversei com o secretário de Estado da Educação informando que tivemos conhecimento que a Diretoria Regional de Educação (DRE 6) deseja modificar a Escola Sagrada Família, que apresenta o maior Ideb de Neópolis e de toda a região do Baixo São Francisco e é referência em adequação idade aluno versus série escolar e não evasão. Segundo os moradores de Neópolis, especialmente os pais, a DRE está aplicando um procedimento que compromete esta instituição tão importante. Os alunos estão sendo penalizados após a determinação de desocupação do prédio, oriunda da DRE06”, reivindicou Zezinho Sobral.

O parlamentar explicou que, de acordo com as famílias de Neópolis com filhos matriculados na Escola Sagrada Família, a DRE 06 determinou a interdição e posterior acomodação em outra instalação. Porém, com a mudança, a escola só poderia oferecer aulas no turno matutino, prejudicando os alunos do turno vespertino.

“Compreendemos a necessidade da reforma estrutural do prédio atual mas o remanejamento não pode prejudicar o funcionamento normal da instituição. É crucial ressaltar os bons resultados que a escola têm apresentado na região do Baixo São Francisco. Conversei com o secretário Josué Modesto Passos Sobrinho sobre a necessidade de uma equipe da Seduc ir pessoalmente à escola e ver o que está acontecendo. A questão precisa ser analisada com critério e a Seduc deve tomar providências urgentes para que não haja interrupção nas aulas do turno vespertino nem comprometer ainda mais nossos alunos”, ressaltou.

O deputado Zezinho Sobral, que é líder da bancada governista, afirmou que Sergipe apostou em um modelo de educação centrado no fortalecimento do ensino/aprendizagem e na formação do cidadão pensada para o futuro. Ele ressaltou a importância da melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um indicador que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas.

“Não acho nada demais um líder da situação fazer uma Indicação, pois é uma forma de contribuir com a gestão do Governo, encaminhando demandas dos municípios. É dever dos deputados da base participar, somar e alertar o Governo sobre o que acontece. Discutimos questões de educação e o fortalecimento do ensino. O Governo nos ouve e é nosso dever apoiar na construção das ações. A equipe da Seduc é muito determinada e tenho certeza que solucionará essa demanda. Nosso mandato está à disposição sempre para contribuir”, frisou.

Ainda na opinião de Zezinho Sobral, “é necessária e urgente essa visita local, um entendimento e a renovação do sentimento de pertencimento, que se faz com a união dos diretores, alunos, pais e de toda a comunidade. Há também a questão cultural de localização, os alunos não querem dividir a escola em vários colégios. A responsabilidade é da direção da DRE 06”.

Foto: Divulgação Ascom