Por Ascom Parlamentar
A luta pela conclusão das obras de duplicação da BR 101 em Sergipe apresenta resultados e avanços positivos. O deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) comemora a ação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que, nesta semana, assinou o Termo de Aceite para o início das obras do encabeçamento da nova ponte sobre o Rio São Francisco, em Propriá, na divisa entre Sergipe e Alagoas.
O deputado preside a Comissão Temporária de Representação Externa da Assembleia Legislativa (Alese), que acompanha e fiscaliza os trabalhos de estruturação e da extensão do empreendimento de infraestrutura rodoviária em Sergipe. “É uma grande notícia para Sergipe, especialmente para todos aqueles que diariamente trafegam pela BR no sentido Norte, em direção às cidades do Baixo São Francisco e ao estado vizinho de Alagoas. Conversei com o superintendente do Dnit em Sergipe, Gustavo de Felippo, que sinalizou o andamento das obras, reforçando o compromisso assumido pelo ministro Tarcísio Freitas com a duplicação e o encabeçamento das pontes”, afirmou Zezinho Sobral.
O diretor-geral do Dnit, general Santos Filho, esteve nesta quarta-feira, dia 24, em Sergipe e acompanhou as obras do trecho da BR 101 em solo sergipano, reforçando a recuperação da rodovia federal entre o quilômetro 0 e o 40, que compreende o trecho da divisa.
Segundo Zezinho Sobral, a ideia é que se inicie o encabeçamento da ponte tão longo das chuvas encerrem e vai começar pelo lado de Sergipe, em Propriá. “A vinda do general Santos Filho foi muito importante para Sergipe. Ele acompanhou o que está em andamento. A gestão da Superintendência do Dnit em Sergipe tem feito um grande trabalho, dialogando com a Alese”, reforçou o deputado.
A comitiva do Dnit esteve, também, no trecho que compreende o km 42 da BR 101 em Sergipe, especificamente na ponte sobre o rio Lagartixo, trecho sob responsabilidade do Exército. Em conversa com o deputado Zezinho Sobral, o superintendente Gustavo de Felippo informou que o órgão prevê a liberação da segunda ponte até o fim de agosto, conectando os trechos já duplicados.
“Serão 12 km de trecho liberados, com ideia para cumprir 25 km prometidos pelo Ministério dos Transportes ainda esse ano, além do encabeçamento das pontes. Houve um contingenciamento de verbas do Governo Federal em outros estados cortados pela BR 101, mas o Dnit nos informou que não houve para Sergipe. Os recursos não são muitos, mas os que já estão disponíveis continuarão assegurados e teremos, enfim, a conclusão das obras até 2020”, destacou Zezinho Sobral.
Em Sergipe, a BR 101 possui 206 km de extensão e, destes, 104 km compreendem o trecho da duplicação. Ainda na opinião do deputado Zezinho Sobral, o diálogo, os esforços na Assembleia e a adesão dos parlamentares à Comissão Temporária de Representação Externa mostram o compromisso de toda a classe política em resolver essa problemática que atravessa décadas.
“Continuaremos na fiscalização e no acompanhamento dos trabalhos. Estamos atentos. A luta pela conclusão da duplicação da BR 101 é do povo sergipano. Conversei com o ex-prefeito de Propriá e ex-deputado estadual, Renato Brandão, sobre como está difícil trafegar da cidade ribeirinha até a capital. Há um anseio dos moradores do Baixo São Francisco e de todas as cidades que margeiam a BR 101 Norte para a conclusão dos trabalhos. Nos manteremos firmes e vigilantes”, concluiu Zezinho Sobral.