logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado reforça importância da informação no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste 2 de abril, durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe desta quarta-feira (2), o deputado Luciano Pimentel (PP) utilizou o pequeno expediente para enfatizar a necessidade de ampliar o debate sobre inclusão, respeito e direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Lembrando o tema da Campanha nacional deste ano: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o parlamentar ressaltou que a desinformação ainda é um obstáculo para famílias e indivíduos com autismo.

“Falar sobre o TEA é essencial para combater estereótipos e garantir direitos”, afirmou Pimentel, lembrando leis estaduais de sua autoria, como a Lei nº 8.522 de 2019 que obriga os órgãos públicos e os estabelecimentos privados a dar preferência no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA;

E a Lei nº 8.685 de 2020 que visa promover durante todo o mês de abril, ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O deputado citou outros avanços em Sergipe, como a Lei 9.010 de 2022, que combate a discriminação contra pessoas com TEA, além da Lei nº 8.916, de 4 de novembro de 2021, que dispõe sobre o prazo de validade do laudo e perícia médica que atestam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no âmbito do Estado de Sergipe.

No entanto, ele reconheceu que muitos ainda desconhecem a diversidade do espectro. “A informação é a chave para ultrapassar barreiras e garantir suporte adequado desde o diagnóstico até a inclusão social”, disse.

O parlamentar reuniu-se com gestores públicos para discutir políticas de apoio às famílias. “Queremos que órgãos como a Secretaria de Educação abordem o tema de forma esclarecedora, facilitando a vida de pais e responsáveis”, explicou.

Convite

Para reforçar esse compromisso, Pimentel anunciou uma Sessão Especial que será realizada no Plenário da Alese nesta sexta-feira (5), às 9h, com a presença de secretários estaduais e municipais de Saúde e Educação, além de familiares de pessoas com autismo.

Ele convocou colegas e a sociedade sergipana a participarem do debate: “Conto com todos para somar forças nessa causa. Só com conhecimento e empatia construiremos uma sociedade verdadeiramente inclusiva”. A sessão especial cumpre a lei do “Abril Azul” e busca ampliar a visibilidade sobre os desafios enfrentados pela comunidade autista.

 

Foto: Jadilson Simões / Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo