logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado quer informações da Agrese sobre Ceasa e Deso

Stephanie Macêdo – Rede Alese

Na sessão plenária de hoje, 14, o deputado estadual Georgeo Passos (PPS) registrou durante  expediente da Casa Legislativa de Sergipe  que enviou ao presidente da  Agência Reguladora de Serviços Públicos de Sergipe (Agrese) Hamilton Santana, ofícios buscando informações sobre alguns Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI) que a agência publicou movimento.

De acordo com o deputado, o que o motivou quanto ao acompanhamento dos procedimentos da Agrese foi ter havido essa semana, no plenário, discussões em torno de perspectivas de vendas de ações do Banco do Estado de Sergipe (Banese),  e da privatização da Companhia de Saneamento e Abastecimento de Sergipe (Deso). “Estamos acompanhando, passo a passo, os movimentos do Governo do Estado de Sergipe que caminham nesse sentido. E aí, encaminhamos ofícios ao presidente da Agrese, Luiz Hamilton, buscando informações sobre dois Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI) que estão em andamento na Agência Reguladora, que dizem respeito ao Ceasa do município de Itabaiana, e o outro ofício, sobre a Deso”, externou  Georgeo.

Deputado explicou que o PMI  do Ceasa da cidade de Itabaiana diz respeito a manifestação de empresas que se interessaram em apresentar proposta para realizarem determinados estudos. “Esses estudos são para que, tanto o  Ceasa de Itabaiana seja administrado futuramente através de uma concessão, bem como, o que pode ser melhorado na Deso. A dúvida fica, se essa intenção é ou não o primeiro passo para  a privatização da empresa, ou se  será realmente uma parceria público privado”, avaliou o deputado.

Empresas da PMI

Na ocasião, o deputado apresentou dados que indicam quais empresas foram selecionadas para levantar os estudos. “Com relação a  PMI  da Deso, as empresas foram  Saneamento Ambiental Águas do Brasil, do estado do Rio de Janeiro(RJ), e o Consórcio de Empresas  Kappex Assessorias e Participações e Sanpac Tecnologia Ambiental, dos estados de São Paulo e Paraná, e ainda, os Consórcios das empresas, Construtami e Engenharia e Comércio LTDA, e  a Enorsul Serviços de Saneamento”, apresentou o parlamentar.

Segundo apontou o deputado, também apresentaram interesse de fazer estudos, as  empresas:  BRK  Ambiental, de São Paulo; a Previsão Engenharia, de Belo Horizonte; a ELO Serviços, de São Paulo;  Brasil Central, de Cuiabá; e Consórcio formados por Advogados e Consultores da cidade de São Paulo, Suiça e  de Minas Gerais.  “Após analisada às documentações dessas empresas, a Agrese vai decidir  quem fará os estudos pertinentes à viabilidade técnica, jurídica, econômica e financeira, bem como as modelagens possíveis para subsidiar as nova estruturação para a Deso”, expôs o Geogeo Passos.

Ceasa de Itabaiana

Com relação aos estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira e jurídica para investimentos de modernização, operação e manutenção da Central de Abastecimento da cidade de  Itabaiana, o Ceasa. “O governo já investiu no Ceasa o valor de R$ 30 milhões do Proinvest, e o governo quer também passar Ceasa para a  iniciativa privada”, complementou o deputado, citando que duas empresas manifestaram interesses para os estudos, a Galvão Engenharia, da cidade de São Paulo, e  a Mobi Engenharia e Serviços ,da cidade de Salvador.

“Vamos acompanhar esses  procedimentos e verificar até que ponto o governo vem, através do seu líder, dizendo que não tem interesse em  privatizações e passar determinados setores para a iniciativa privada. Entendemos que algumas áreas são essenciais que saiam do comando do Governo, como é o caso do Ceasa de Itabaiana, algo positivo, governo não tem condição de administrar esse bem, correndo risco de  ficar deteriorado”, avaliou o deputado, finalizando que estará acompanhando de perto todos os processos. 

“Estarei  acompanhando de perto esses processos, da Deso, Banese, do Ceasa e de todos os que forem abertos com interesse de o governo  em vendar”, avisou Georgeo.

Foto: Jadilson Simões

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo