Por Stephanie Macêdo

O deputado Iran Barbosa (PT), propôs ao governador Belivaldo Chagas e a secretária de Saúde de Sergipe, Mércia Feitoza, que avaliem a possibilidade de promoverem a aquisição de máscaras do tipo N95/PFF2 para distribuição aos usuários do transporte público nos terminais de ônibus da região Metropolitana de Sergipe, abrangendo as cidades de Aracaju, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão.

Segundo defende o deputado Iran Barbosa, os modelos desses tipos de máscaras são os mais indicados para a prevenção contra a Covid-19, especialmente em ambientes fechados. O deputado lembra que há vários estudos científicos atestando que essas máscaras  promovem uma maior segurança contra o contágio da COVID-19. O governo de Goiás, por exemplo, anunciou um pacote de medidas para intensificar o combate ao coronavírus no estado. Entre as ações feita a entrega de  200 mil máscaras N95 para usuários do transporte público da região metropolitana de Goiânia.

“Consideramos importante que o Governo de Sergipe adote postura similar, tendo em vista a grande concentração e circulação de pessoas que, na condição de usuárias do sistema de transporte público, são forçadas a se aglomerar, tendo em vista a conhecida precariedade da oferta desse serviço essencial”, destacou na justificativa da proposição. A Indicação foi aprovada por unanimidade de votos e será encaminhada ao governador.

(Foto: Ilustração/ Pixabay)