Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese
Segue em tramitação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) o Projeto de Lei (PL) nº184, de autoria do deputado estadual Ibrain Monteiro (PSC), que institui direitos para doadores voluntários de sangue.
Entre os benefícios, os doadores terão direitos a meia-entrada (50% do valor sem restrição de data e horário) em eventos culturais, esportivos e de lazer, realizados em locais mantidos pelas entidades e pelos órgãos das administrações diretas e indiretas do estado.
Para ter acesso aos benefícios, os doadores de sangue deverão seguir algumas regras, tais como, realizar três doações, no caso de homens, e duas, as mulheres, no período de 12 meses antecedentes à data em que for aprovada a lei.
De acordo com o documento, o PL tem por finalidade incentivar a doação voluntária de forma de aumentar o número de doadores, e assim, superar a carência dos serviços de saúde e ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) que, constantemente, realiza ações para manter o estoque de sangue e atender a grande demanda.
Foto: Divulgação/al.sp.gov.br