Deputado promove mais um debate sobre o turismo em Sergipe

O turismo foi mais uma vez tema de reunião entre o deputado Moritos Matos e representantes das prefeituras de Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora da Secretaria de Estado do Turismo. O encontro aconteceu na última sexta-feira, 1, na Cúria Metropolitana de Aracaju. “Essa é a segunda reunião dessa comissão criada para tratar sobre os problemas e encontrarsoluções para estruturar os pontos turísticos do EstadoA primeira aconteceu no dia 27 de outubro. Na ocasião eu apresenteium levantamento dos problemas encontrados nas cidades de Aracaju, São Cristóvão e Laranjeiras. Toda a documentação foi entregue aos representantes de cada cidade e também a equipe da Secretaria Estadual de Turismo”, enfatiza Moritos Matos.

Participarem desse segundo encontro diretor de Turismo e Marketing, Allan Alberto Santos, assessora Lea Duarte, quetambém representou o secretário Estadual de Turismo, a assessora de Turismo de Aracaju, Kate Salomão, que representou o secretário Municipal de Turismo de Aracaju, Jorge Santana, a diretora Municipal do Turismo de Laranjeiras, Cassandra Teodoro,padre Helelon do Santuário de Divina Pastoraa presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe, Erica Ribeiro, a conselheira Erica Amorim e o proprietário da TopTur Receptivo, Serjão. Não compareceu a reunião o representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. “Dessa vez todos apresentaram o que já foi feito, a exemplo de Aracaju que disse que já tem os recursos para as obras da Orlinha do Bairro Industrial e a Orla Pôr do Sol. Enquanto Laranjeiras citou que as obras no Museu Afro vão começar. Ele será restaurado”, expõe o deputado Matos.

O parlamentar também aproveitou o encontro para falar sobre a aprovação do Projeto de Lei – PL nº 26/2017, que dispõe sobre a instituição e diretrizes para o Turismo Religioso no Estado de Sergipe. A PL foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes na sessão do dia 29 de novembro na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese. “A aprovação desse projeto beneficia o nosso povo. Espero que o Governo do Estado possa sancionar logo essa lei”, ressalta o deputado Matos.

diretora Municipal do Turismo de Laranjeiras, Cassandra Teodoro elogiou a aprovação do Projeto de Turismo Religioso. “Parabéns ao deputado Moritos Matos pela aprovação desse importante projeto”, enfatiza Cassandra. Ela ainda citou algumas necessidades de Laranjeiras. “Precisamos do IPHAN para resolver os problemas de estrutura no Centro Histórico. Somente com o aval Instituto do Patrimônio podemos fazer qualquer reparo, somente os técnicos deles podem fazer isso. Eu espero que na próxima reunião eles compareçam. E também peço que o Arcebispo nós ajude a manter as igrejas abertas no período da tarde.Essa é uma das cobranças que recebemos dos turistas”, relata Cassandra. A próxima reunião da comissão vai acontecer no dia 10 de janeiro, às 9h, na Cúria Metropolitana de Aracaju.

Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Fotos: Andréa Oliveira e Gustavo Andrade