logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado pede regulamentação da Lei Anticorrupção em Sergipe

O deputado estadual Georgeo Passos pediu ao governador Jackson Barreto a edição de um decreto para regulamentar a aplicação em Sergipe da Lei 12.846/2013, ‘Lei Anticorrupção’, também conhecida como Lei  da Empresa Limpa. A legislação pune empresas por atos de corrupção contra a administração pública. O pedido foi executado através de uma indicação.

Georgeo Passos entende que a partir da Lei da Empresa Limpa muitos empreendimentos empresariais vão responder perante a Justiça por atos de corrupção (como suborno, pagamento de propina a funcionário público) mesmo se não houver envolvimento direto por parte dos representantes ou donos. “A empresa será responsabilizada se o Estado provar que ocorreu o ato de corrupção por um funcionário direto ou por um empregado terceirizado. A companhia responderá por qualquer ato que beneficie a empresa, mesmo sem o consentimento dos responsáveis”, ressalta o deputado.

Em outra indicação Georgeo Passos pede ao governador que edite lei ou decreto que regulamente a aplicação em Sergipe da lei 12.527/2011, conhecida como ‘Lei de Acesso à Informação’, também chamada de ‘Lei da Transparência’. A legislação regulamenta o acesso às informações públicas dos órgãos e entidades. “Essa lei regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos  que possibilitam a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidades de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas”, explicou.

O parlamentar, ainda através de indicação, sugeriu ao governador do Estado a criação de um Sistema de Registro e Controle de Bens e Variação Patrimonial dos Agentes Públicos do Estado de Sergipe, com o objetivo de facilitar a verificação de sinais de enriquecimento ilícito por agentes públicos no exercício de cargos, emprego ou função públicas. O deputado afirma que a intenção é assegurar a criação de um sistema integrado  que representa um avanço importante de combate aos desvios na administração pública.

 

Texto Dilson Ramos

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo