Na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta terça-feira (10), o deputado Luciano Pimentel (PP) pediu a aprovação do Projeto de Lei n° 72/2023 que Dispõe sobre inclusão e ampliação do ensino da disciplina de Educação Financeira nos estabelecimentos ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados do Estado de Sergipe.
De acordo com o parlamentar, a educação financeira tem sua importância constatada diante das diversas discussões quanto a abordagem dos temas cotidianos como: endividamento, uso do crédito, investimentos, constituição de poupança, consumo consciente, empreendedorismo, planejamento financeiro, planejamento de aposentadoria e planejamento sucessório.
“Nós apresentamos nesta casa este Projeto de Lei em março do ano passado. A definição de educação financeira, não se limitando a fornecimento de informações e aconselhamentos financeiros. Foram estabelecidos princípios e boas práticas que alcançam recomendações para “ Ação Pública” constantes no documento de Recomendação sobre os Princípios e as Boas Práticas de Educação e Conscientização Financeira. Sendo muito importante para a juventude”, explicou o deputado Luciano Pimentel.
Estados como: Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Pernambuco, entre outros, já aprovaram a disciplina de Educação Financeira na grade curricular das escolas.
Unale
A temática Educação Financeira nas escolas teve destaque 27ª Conferência Nacional da União do Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que ocorreu este mês no Rio de Janeiro (RJ). “Fiquei muito feliz com o seminário sobre o assunto. A Unale disponibilizou um tempo expressivo sobre a Educação Financeira nas escolas públicas durante o evento”, reforçou o parlamentar Luciano Pimentel.
Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese