Deputado Paulo Júnior repercute dados do Observatório de Sergipe

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

O deputado estadual Paulo Júnior (PV) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para cobrar políticas públicas de habitação. Durante o pronunciamento, o parlamentar repercutiu dados do Observatório de Sergipe sobre o tema.

De acordo com o documento, a menor Unidade Federativa do país possui 19.414 domicílios improvisadas, enquanto outras 24 mil casas apresentam estado de precariedade. O observatório de Sergipe também levou em consideração as 4.842 formas de moradia que acontecem de forma improvisada e que estão localizadas em edificações como: prédios, viadutos por meios de tendas ou barracas (sem paredes de alvenaria ou madeira aparelhada, o que expõem as famílias a condições insalubres).

“É urgente que discutir políticas públicas de habitação, peço ao governo do Estado, Fábio Mitidieri, que coloque o tema em pauta e apresente programas para discussão”, declarou o parlamentar.

Na oportunidade, o deputado Paulo Júnior ressaltou que o Chefe do Poder Executivo Estadual se comprometeu, durante campanha eleitoral, a criar programa de microcrédito para construção de casas. “É necessário implantar um programa estadual de habitação. Queremos saber mais sobre o andamento dessas propostas”, disse.

O deputado destacou ainda a atuação do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, na captação de recursos para construção de 107 casas no loteamento Porto Poxim, no conjunto Eduardo Gomes. A gestão municipal apresentou projeto de Lei para aquisição de empréstimo e nesta terça-feira (18), recebeu garantir de R$10 milhões por parte do governo Federal, por meio do programa ‘Pró-Moradia’.

“Quero parabenizar o prefeito Marcos Santana pelo trabalho voltado para a construção de 107 casas. Além do projeto apresentado à Câmara de Vereadores, o município conseguiu R$ 10 milhões por meio do Pró- Moradia. O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, comunicou ontem [terça-feira, 18] a Marcos sobre o recurso, um trabalho que vai melhorar a vida de mais de cem famílias que vivem em condições insalubres no Grande Rosa Elze”, disse.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias