Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
O deputado Iran Barbosa (PT) utilizou a tribuna da Casa Legislativa para parabenizar a iniciativa do Ministério Público (MP, do município de Propriá, diante de impetração de Ação Civil Pública contra a criação irregular de camarão (carcinicultura) na região do Baixo São Francisco.
Segundo o parlamentar, após fiscalização da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e após reação da população do Baixo São Francisco o procurador do Ministério Público (MP)propôs sete Ações Civis Públicas contra a criação irregular de camarão na região do Baixo São Francisco.
“Eu já vinha recebendo denúncias e reclamações contra a criação irregular desse camarões. Ocorre que vem havendo essa práticas e que resultam em prejuízos ambientas e prejuízos para a população local, que usam de forma regular os mananciais aquíferos e a terra da região. E o procurador do MP de Própria , Flávio Matias, fez pedidos que pesam na demolição da estrutura desse viveiros de carcinicultura, a recuperação áreas degradadas e ainda, aplicação de multa para esses tipo de prática irregular nas áreas de preservação permanente.
Para finalizar, parlamentar declarou repúdio a ações de segurança do Estado. “Há algo que não pode virar rotina nesse país. O uso do aparato repressivo do Estado para matar e depois descobrir que as pessoas são inocentes. Não podemos aceita essa situação de forma pacifica, disse o deputado Iran Barbosa, que na ocasião requereu ao presidente da casa, Luciano Bispo (MDB) o uso de um minuto de silêncio pela morte das vítimas. Pedido foi recepcionado e parlamentares, em atitude de respeito, prestaram respeito aos fatos ocorridos.
Fotos: Jadilson Simões