Deputado Matos é contra o pedido do Setransp para aumentar a passagem de ônibus para R$ 4,40

O aumento do transporte de ônibus da grande Aracaju foi tema do discurso do deputado Matos (Rede) durante o pequeno expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese. Segundo o parlamentar, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju -Setransp – solicitou que a passagem de R$ 3,50 fosse para R$ 4,40. “O que daria um aumento em torno de 25%. A Setransp alega que o valor do diesel subiu muito e, mesmo com a redução dada pelo Governo, o Sindicato protocolou uma planilha na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT – cuja a previsão do valor da passagem é de R$ 4,40”, explica o deputado Matos.

Ele questiona se esse valor será justo, tendo em vista a situação dos ônibus e a superlotação deles. “Isso sem falar nos assaltos, que, segundo a Secretaria de Segurança Pública – SSP -, somente de janeiro a abril desse ano, já somam 195. Então, se a passagem aumentar para R$ 4,40, o cidadão terá que pagar em 20 dias de trabalho R$ 176, para ir ao trabalho, ou estudar, em um ônibus lotado e correndo o risco de perder mais ainda em um assalto”, ressalta Matos.

De acordo com o parlamentar, desde o tempo que era vereador de Aracaju que escuta sobre a licitação do transporte público da grande Aracaju. “Há anos faço essa cobrança para os gestores façam a licitação. Eles afirmam que assim que assumirem os cargos farão, mas quando chegam ao poder esquecem as promessas de campanha e nada é feito”, expõe o deputado Matos. Ele acrescenta que o Setransp não apresenta as planilhas ao público sobre os valores. Será que são tão complexas que eles acham que as pessoas não conseguiriam entender? Quais são os itens cobrados? Eu faço um convite para que a Setransp venha a essa Alese e mostre a planilha”, enfatiza o deputado Matos.

O parlamentar concluiu o discurso afirmando que esse aumento é superior ao percentual de reajuste do salário-mínimo. “O salário aumentou 1,8% e a passagem se subir para R$ 4,40 será de 25%. Quando fui vereador nunca votei favorável ao aumento da passagem e dos impostos. Porque levamos cinco meses para pagar os impostos que são descontados dos nossos salários. Entendo que a SMTT tenha que reajustar o valor, mas não nessa porcentagem”, ressalta o deputado Matos.

Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Foto: Jadilson Simões