Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese
O deputado Manuel Marcos (PSD) usou a Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) para destacar o Dia Nacional do Transplante de Órgãos, celebrado nesta quarta-feira, 27 de setembro. A data foi instituída no ano de 2007 e visa a realização de campanhas voltadas para o estímulo a doação de órgãos.
A Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos observou uma redução no índice de doadores desde o ano de 2020, sobretudo em decorrência da pandemia da Covid-19. “ O transplante de órgãos salvam vidas. Nós tivemos um fato com o apresentador Faustão que estava a beira da morte e com a doação tem uma melhor qualidade de vida”, declarou o parlamentar.
Graduado em medicina, Manuel Marcos ressaltou que o ato de doação de órgãos salva vidas. Para o deputado: “é preciso deixar claro o desejo de doar órgãos. Contar para os nossos familiares e amigos. Em casos de morte cerebral, ele ainda tem condições realizar a doação, e vai perpetua o seu gesto na pessoa que foi receptora.” Quando se trata de rim e fígado, a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos esclareceu que eles podem ser doados em vida.
O Brasil tem o maior programa de captação e doação de órgãos e tecidos do mundo. Os pacientes recebem assistência integral e gratuita no período pré e pós transplante pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Caminhada Pela Conscientização do Transplante
No último domingo (24) foi realizada uma caminhada pela Conscientização da Doação de Órgãos e Tecidos, em Sergipe. A ação foi uma iniciativa da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Essa ação reforça a importância da gente comunicar a nossa família sobre o desejo de realizar a doação de órgão”, destacou a deputada Lidiane Lucena (Republicanos).
Foto: Jadilson Simões/ Agência de Notícias Alese