Durante a sessão plenária desta terça-feira (28) da Assembleia do Estado de Sergipe (Alese) o deputado Luciano Pimentel (PP) falou sobre a oferta de leitos pediátricos em Sergipe. O parlamentar também ressaltou a necessidade de imunização de crianças e adolescentes, bem como, a abertura de novas de vagas de semi-intensiva e UTI`s pediátricas.
Na oportunidade, o parlamentar também repercutiu os investimentos feitos pelo Governo de Sergipe na ampliação de leitos pediátricos da Rede Hospitalar de Saúde. “Em 2023, a Rede Pediátrica do Estado contava com 238 leitos, aos quais foram acrescentados mais 68, totalizando agora 306 leitos. A previsão é que, nos próximos dias, sejam abertos mais leitos, sendo 11 no Hospital da Criança e mais nove no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse)”, destacou o deputado Luciano Pimentel.
O deputado disse ainda que, para aumentar a oferta de serviços, a SES lançou um edital de credenciamento para prestadores de serviços em saúde voltados para a assistência pediátrica. ” A Secretaria de Estado da Saúde (SES), está com um Processo Seletivo Público Simplificado em andamento, mas dos últimos 30 profissionais convocados para o Hospital da Criança, apenas três compareceram até o momento”, informou o deputado Luciano Pimentel (PP).
Oposição
Os deputados Paulo Júnior (PV) e Linda Brasil (PSOL) discordaram do deputado Luciano Pimentel sobre a situação dos leitos pediátricos em Sergipe. “Infelizmente, o Governo do Estado não está fazendo nada para estancar a problemática envolvendo a falta de leitos pediátricos. O governador visitou na última semana, mas dali não saiu nada de concreto. Apesar do anúncio da possibilidade de alguns leitos”.
Ainda na tribuna, a parlamentar Linda Brasil enfatizou que o Hospital Santa Isabel apresentou ao Governo do Estado um planejamento estratégico como forma de evitar a superlotação e falta de leitos na área pediátrica. “Este planejamento foi apresentado em outubro do ano passado. Para quando chegasse no período de março a julho, não precise fazer como todos o anos de forma imediata tentar resolver um problema que é histórico. É importante um planejamento para que as coisas não tentem ser resolvidas quando caos já ocorreu”, disse.
Imunização
Em aparte, o deputado Luciano Pimentel pediu aos pais ainda mais sensibilidade para questões voltadas para a imunização contra a gripe de crianças e adolescentes como forma de prevenção da Síndrome Respiratória Aguda Grave. Atualmente a cobertura vacinal contra a gripe está baixa, com apenas 37% de adesão.
“A SES orienta que pacientes com sintomas gripais leves, como febre, coriza, tosse moderada e fadiga, procurem as Unidades de Saúde da Família, a fim de preservar os leitos hospitalares para casos mais complexos. Além disso, foi criado um Protocolo de Classificação de Risco das Síndromes Respiratórias, que busca organizar os fluxos assistenciais e garantir o atendimento adequado às necessidades de saúde das crianças”, finalizou o deputado Luciano Pimentel.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese