logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado Iran Barbosa defende permanência de Sergipe no Consórcio Nordeste

Por Assessoria

Em sessão remota da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizada nesta quinta-feira (04), o deputado Iran Barbosa, do PT, defendeu a permanência do estado no Consórcio Nordeste, bloco criado em março de 2019 e que congrega os nove estados nordestinos.

“Quero manifestar a minha posição favorável à permanência de Sergipe dentro do Consórcio Nordeste. Vejo como muito importante a constituição desse bloco, tanto assim que votei favorável ao projeto que autorizou a adesão do nosso estado ao Consórcio. As críticas a ações do bloco são bem-vindas e, a algumas, eu até me somo; mas muitas delas são meramente frutos de disputas político-ideológicas e, nessas disputas, defendo que Sergipe continue no bloco e enfrente a política de ataques e falta de compromissos do governo da União com os nordestinos”, afirmou.

A formação do Consórcio Nordeste se concretizou com o objetivo de atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada para a região. Dentre as possibilidades do Consórcio estão a realização de compras conjuntas e a implementação de políticas públicas comuns aos nove estados.

Para Iran Barbosa, a ideia de formação desse bloco comum foi acertada e deve ser estimulada e valorizada, por se tratar de uma medida de proteção e fortalecimento dos estados do Nordeste, que é uma região que sempre precisou de atenção especial por parte do governo federal mas que, com raras exceções na história, sempre foi preterido, assim com a região Norte.

“A organização de blocos entre as unidades federativas para defender interesses comuns, no Brasil, não é algo novo, mas, historicamente, sempre foi exercitada, com muita maestria, pelos estados do eixo Sul-Sudeste, que sempre se organizaram para defender, conjuntamente, os seus interesses políticos e econômicos. Já o Norte e o Nordeste sempre ficaram a mercê das políticas coordenadas e definidas pelo governo federal, que sempre priorizou os interesses do Sul-Sudeste. Isso é histórico e todos nós sabemos”, relatou.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo