logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado Iran Barbosa articula a criação da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS

Por Assessoria Parlamentar

No dia 15 de maio, comemora-se o Dia da/o Assistente Social e, como forma de contribuir para as lutas e pautas dessa importante categoria, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) anunciou que vai começar a coletar as assinaturas para a criação, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social – FRENTE SUAS.

“Quis aproveitar a semana sobre a qual recai o Dia da/o Assistente Social para fazer o anúncio de que estamos articulando a criação dessa Frente Parlamentar, por entender que é fundamental fortalecermos as políticas de Assistência Social, lutando pela continuidade e melhoria dos serviços prestados à população mais pobre, vulnerável e com direitos violados”, informou.

“A situação de emergência que se instalou no país, e em Sergipe, com a pandemia da COVID-19, atinge milhares de famílias e indivíduos; provoca prejuízos nas relações econômicas e sociais; produz rupturas na vida cotidiana; e, em muitos casos, atinge, de forma fatal, as vidas, com a marcha trágica das milhares de mortes que lamentamos diariamente. Tudo isso tem agravado intensamente as situações de dificuldade e abandono das parcelas da população mais vulneráveis. Não há dúvidas de que essas consequências seriam infinitamente maiores se não houvesse, em nosso país, os serviços, benefícios, programas, projetos e ações da política de Assistência Social, atuando em conjunto com a saúde e com as demais políticas sociais, que vêm sendo profundamente atacadas no Brasil”, entende Iran Barbosa, defendendo que a Assistência Social, quando é tratada com seriedade e com prioridade, repercute positivamente no sucesso do conjunto amplo de outras políticas públicas.

O parlamentar também enfatizou que a Frente, além de suprapartidária, funcionará por tempo indeterminado, e será aberta a entidades que tenham vinculação com as pautas da Assistência e da Seguridade Social.

“O mandato que represento já está articulando, há algum tempo, a criação da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS, que é fruto de uma demanda dos assistentes sociais e das entidades representativas da categoria”, disse.

De acordo com a sua proposta de Estatuto, a Frente terá por finalidades acompanhar, analisar e apresentar proposições e programas que disciplinem todos os assuntos referentes à defesa do SUAS; avaliar o impacto de políticas públicas com incidência sobre o Sistema Único de Assistência Social; atuar em defesa do Sistema Único de Assistência Social e pelo seu fortalecimento; atuar contra qualquer proposta que enfraqueça o Sistema Único de Assistência Social; realizar encontros, simpósios, reuniões e outros eventos, com vistas a debater a defesa e o fortalecimento do SUAS; articular e integrar as iniciativas e atividades da Frente Parlamentar com as entidades da sociedade civil com atuação na defesa do Sistema Único de Assistência Social; atuar para fortalecer o Sistema Único da Assistência Social durante o enfrentamento à pandemia, com o intuito de expandir suas ações e aumentar a sua capacidade de atendimento.

“Vamos nos mobilizar, dialogar com os colegas parlamentares que tiverem interesse e coletar as assinaturas de adesão ao Requerimento que propõe o registro da Frente junto à Mesa Diretora da Alese. Posteriormente, convidaremos as entidades para também aderirem e faremos uma bonita solenidade de instalação dessa Frente”, explicou Iran Barbosa.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo