logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado destaca visita de ex-ministra em evento da Elese

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

Em alusão ao Dia da Consciência Negra – celebrada em 20 de novembro- o deputado estadual Manuel Marcos (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta terça-feira (21) para destacar a importância da data. O parlamentar também falou sobre sua trajetória de vida e também da desembargadora aposentada Luíslinda Valois que ministrou palestra na Semana da Consciência Negra  promovida pela Escola do Legislativo (Elese) deputado João de Seixas Dória. O evento entre os dias 20 e 23 deste mês.

“Fico muito feliz com o convite do presidente de desta Casa, o deputado Jeferson Andrade (PSD), para fazer parte da cerimônia de abertura deste evento. Na oportunidade, tive a honra de receber uma grande mulher deste país que é a desembargadora Luíslinda Valois, que me fez uma palestra no evento.  Ela foi ministra dos Direitos Humanos, na gestão do ex-presidente Michel Temer”, declarou.

O deputado falou sobre a trajetória da ex-ministra e desembargadora aposentada na Bahia. “A mesma Bahia que recebeu e abrigou tantos escravos, teve a primeira desembargadora negra no Brasil. Uma mulher de origem pobre, mas de uma de uma grande inteligência e mãe do meu querido amigo, promotor do Ministério Público de Sergipe, Fausto Valois”,falou.

Ainda na tribuna, Manuel Marcos fez uma retrospectiva de sua vida. “Eu, uma criança preta, de Santo Amaro da Brotas, me determinei ser médico, pois num momento de grande dificuldade com a minha saúde durante a infância, fui acolhido e vi minha vida ser preservada por um profissional médico. Quando eu dizia que queria ser médico, assim como a desembargadora, muitos desacreditaram. Mas, nós conseguimos. E como médico retribuo o gesto acolhedor daquele profissional”.

Apartes

Em aparte a deputada Carminha Paiva (Republicanos) parabenizou o deputado Manuel Marcos pela recepção Luislinda Valois. “Quero parabenizar por ter recepcionado uma grande mulher, muito humana. E mãe do meu grande amigo que é o promotor Fausto Valois. Ele atuou na Vara da Infância, Adolescência e da Pessoa Com Deficiência. Um homem de muita sensibilidade. Luíslinda eu tive o prazer de conhecer no Ministério da Igualdade Racial, uma mulher de uma grande humildade e coração maravilhoso”.

O deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), também falou sobre o Dia da Consciência Negra em aparte. “Sou natural das Alagoas, da região quilombola dos Palmares e destaco a importância da data. Inclusive, protocolamos um projeto sobre o Dia da Consciência Negra para que seja feriado assim como em outros seis estados. Hoje, 15% da população sergipana é afrodescendente então é mais do justo que essa propositura tramite e seja aprovada nesta Casa”, pontuou.

Finalizando o pronunciamento, o deputado Manuel Marcos reforçou a necessidade da prestação de uma Educação de qualidade e inclusiva para todos. “Somos todos iguais. É preciso que o Brasil pague essa dívida, quem fez com que este país gigante,  com sua força de trabalho e coragem, como a raça negra”, finalizou o parlamentar.

Foto: Jadilson Simões/ Agência de Notícias Alese 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo