Deputado destaca Turismo regional no pós-covid

Por Stephanie Macêdo

O deputado estadual Luciano Pimentel destacou que o setor de turismo é bastante representativo para economia do país e passará por transformações significativas pós-covid, a exemplo do turismo regional. Segundo Pimentel, a sua aposta foi fortalecida durante a realização de seminário sobre ‘As perspectivas do Turismo no Brasil pós-covid’, promovido pela União Nacional de Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômicos.

“O turismo é importantíssimo para o crescimento econômico do país, mas vive um período de extrema dificuldade. Entretanto, quando o país registrar um alto índice de imunização da população, as pessoas começarão a sentir mais segurança para viajar novamente. Com isso, vislumbramos um novo cenário, onde o setor turístico apostará no turismo regional para retomar suas atividades no pós-covid. Passaremos a observar uma redução de viagens internacionais e um crescimento do turismo de proximidade”, afirmou Luciano, que preside a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômicos da Unale.

Para Pimentel, Sergipe tem potencial para recepcionar esses visitantes. “Nós temos uma capital e municípios com riquezas naturais e arquitetônicas que merecem ser conhecidas. Estamos passando por uma reorganização do setor turístico e com a criação de novos roteiros,  a exemplo da Rota do Engenho, que é fundamental para mostrar as potencialidades de Sergipe e atrair turistas para nosso estado”, ressaltou.

Avalia ainda que os  próprios sergipanos também podem desempenhar um papel relevante no retorno das atividades turísticas. “Muitos sergipanos não conhecem o que Sergipe tem a oferecer. Neste novo momento, temos que buscar isso. Incentivar nossa gente a conhecer e valorizar os atrativos turísticos de Sergipe”.

“Sergipe é um destino que costuma ser procurado por quem busca tranquilidade. No pós-pandemia, esse turismo de bem estar ganhará ainda mais fôlego. As pessoas devem voltar ao campo e dar preferência a roteiros mais acessíveis financeiramente, onde se valorize a simplicidade da vida e o contato com natureza”, aposta o parlamentar.

Revela ainda o parlamentar que os poderes, Executivo e Legislativo, estão atuando para garantir que o Estado esteja preparado para essa retomada do turismo. “A Alese tem dado a sua contribuição sempre pautando este tema e o Governo de Sergipe segue analisando novas rotas e ações que podem ser implementadas para desenvolver o setor”, conclui.

Foto:Assessoria Setesp/SE

Com informações da Assessoria do Parlamentar(*)