Durante a sessão plenária desta quinta-feira (22) da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil) destacou o avanço do estado de Sergipe no quesito de gestão fiscal, em 2024. O estudo foi elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e analisa uma série de atributos econômicos e sociais que ajudam a avaliar a gestão pública e podem servir de parâmetro para o setor privado avaliar decisões de investimento.
Os dados foram divulgados na quarta-feira (21) pelo Ranking de Competitividade dos Estados. Para os cálculos, foram utilizados indicadores que levaram em conta a taxa de investimentos, regra de ouro, solvência fiscal, sucesso do planejamento orçamentário, dependência fiscal, resultado primário, gasto com pessoal, índice de liquidez e poupança corrente.
“De acordo com a avaliação apresentou a melhor avaliação no quesito solidez fiscal. Que avalia as condições fiscais sustentáveis a longo prazo. Sergipe saiu da 20°, em 2023, para a 11° colocação, em 2024. A melhor nos últimos dez anos. Isso demonstra o cenário favorável para os empresários investirem em nosso estado”, explicou o deputado Cristiano Cavalcante.
Além da solidez fiscal, o estudo do Centro de Liderança Pública avaliou outros nove critérios: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação. Desses nove, em quatro o estado registrou avanços em relação ao ano anterior: infraestrutura e segurança pública (três lugares), eficiência da máquina pública e sustentabilidade ambiental (uma colocação).
Foto: Joel Luiz/ Agência de Notícias Alese