Por Stephanie Macêdo
O deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) conversou com representantes da Empresa Unigel Agro SE, (antiga Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), sobre o processo de contratação de mão de obra para a fábrica cujas atividades estão previstas para reiniciar no próximo ano, 2021. O parlamentar solicita à Unigel que priorize trabalhadores de Laranjeiras e região.
Segundo Zezinho Sobral, o seu pedido reafirma o compromisso com os moradores do Vale do Cotinguiba e o fortalecimento da cadeia produtiva.
“Na semana passada, os sindicatos se reuniram para reivindicar oportunidades. Fiz contato com a direção da Unigel, fui informado que houve audiência e que os entendimentos foram pacificados. A prioridade é a contratação dos sergipanos, especialmente os moradores de Laranjeiras e do Vale do Cotinguiba. Meu desejo é que todos estejam tranquilos diante desse processo”, afirmou Zezinho Sobral.
Sessão Plenária
Na Sessão Extraordinária desta terça-feira (22), Sobral reforçou o empenho da Unigel para a retomada dos postos de trabalho e acredita que, em 2021, os obstáculos gerados pela pandemia serão superados. “Laranjeiras tem mão de obra qualificada. Defendo a valorização das pessoas. O retorno da Fafen representa geração de empregos, renovação do parque de misturadores e de transportadores de Pedra Branca e movimentará o consumo de gás natural como matéria-prima. Ela é fundamental na produção de fertilizantes que dão competitividade na agricultura familiar e no agronegócio”, afirmou Zezinho Sobral.
Histórico
Em 2018, quando a Petrobras anunciou o fechamento das fábricas de Sergipe e da Bahia alegando perdas no setor de fertilizantes, Zezinho Sobral foi ativo na defesa da permanência da unidade sergipana e dos empregos dos trabalhadores. No mesmo ano, iniciou um movimento junto às Câmaras de Vereadores dos municípios dos Vales do Cotinguiba e do Japaratuba. Em 2019, já como deputado, Zezinho Sobral participou de diversas reuniões na Petrobras, debateu a pauta com os parlamentares sergipanos, esteve na Assembleia da Bahia e acompanhou todo o processo de arrendamento.
“Em novembro de 2019, a Petrobras assinou o contrato de arrendamento das unidades da Fafen em Sergipe e da Bahia, em uma cerimônia no Rio de Janeiro. Tive a honra de testemunhar e ver o resultado da nossa luta. Em 2020, o grupo Unigel anunciou o arrendamento por 10 anos, renováveis por mais 10, e o retorno das atividades para 2021. A retomada da agora Unigel Agro SE exigiu esforços conjuntos. Tenho certeza que, a partir do ano que vem, Sergipe voltará a se destacar no setor”, complementou Zezinho Sobral.
Foto: Jadilson Simões