Deputado cobra do Governo do Estado um posicionamento em relação ao movimento S.O.S Emprego

Representantes do S.O.S Emprego estiveram na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – para solicitar o apoio do deputado Moritos Matos. Por isso, na última sexta-feira, 17, o parlamentar foi até o município de Barra dos Coqueiros para conversar com os sergipanos que lutam por um emprego na termelétrica. Também participou desse encontro o deputado Georgeo Passos. “O nosso intuito em ir até o local da manifestação é de apoiar esses trabalhadores. Eles querem trabalhar e a empresa tem por obrigação contratar funcionários de Sergipe. Os trabalhadores inclusive apresentaram denúncias graves de venda de vagas de serviços, agências de outros Estados fazem o agenciamento de pessoas para trazer para cá. Eles relatam que uma vaga custa entre de R$ 800 até mil reais. E já existem aproximadamente 700 contratados pela termelétrica e pouquíssimas pessoas são do nosso Estado. A maioria veio de fora”, enfatiza o deputado Matos.

De acordo com o contrato entre o Governo do Estado e a empresa, 85% das vagas de emprego deve ser preenchida por trabalhadores sergipanos. Mas pessoas de outros Estados estão ocupando essas vagas. “O pessoal do S.O.S mostrou endereços de casas alugadas e hotéis onde esses trabalhadores de outros Estados estão hospedados. O nosso intuito é apoiar os sergipanos e fazer com que eles cupram o que ficou determinado no contrato”, expõe o parlamentar.

Para Moritos Matos o governador Jackson Barreto deve dar uma atenção especial para esses trabalhadores. “Que o governador também os apoie. Porque os trabalhadores de fora recebem seu dinheiro e gastam no seu Estado já os nossos gastam aqui. E isso até mesmo para a economia de Sergipe é importante que essa mão de obra seja para os trabalhadores desempregados do Estado e é até mais justo”, cobra o deputado. Ele acrescenta que o movimento tem feito toda a manifestação sem usar da violência. “O movimento deles é pacífico. Eles só querem que seja atendido aquilo que ficou estabelecido em contrato, ou seja, que 85% das vagas seja ocupada por sergipanos”, ressalta o deputado.

GOVERNO

Segundo dados divulgados pela Agência Sergipe de Notícias – ASN – do Governo do Estado no mês de junho, a Usina Termelétrica Porto de Sergipe – UTE – será a maior da América Latina, localizada na rodovia SE-100. E terá 85% de trabalhadores sergipanos. A empresa responsável pela obra é a Centrais Elétricas do Sergipe – Celse. E a Usina está prevista para entrar em plena operação em janeiro de 2020, e terá a capacidade de gerar 1,5 mil megawatts de energia elétrica. A previsão é que as obras se estendam por 36 meses, gerando cerca de 2.000 empregos diretos e até 5 mil indiretos. O governo classificou o projeto como um marco histórico para o Estado, pelos investimentos e pela cadeia de novos negócios a serem gerados com a chegada do projeto.

MANIFESTANTES

Na semana passada estiveram no gabinete do deputado Moritos Matos os representantes do S.O.S Emprego: Willames Santos, José Wilton dos Santos e Clodoaldo Melo que residem na Barra dos Coqueiros. Joclisvaldo Vieira e José Aroldo da Silva que moram na cidade de Rosário do Catete e Carlos dos Santos que veio de Maruim. Eles contaram ao parlamentar que aproximadamente 3.500 trabalhadores fazem parte desse movimento. De acordo com Joclisvaldo Vieira, uma das desculpas usadas para a contratação de trabalhadores de fora de Sergipe é que os daqui não são qualificadas. “Isso é uma inverdade, os trabalhadores daqui são extremamente capacitados. Tem currículo e isso não vem sendo levado em conta”, afirma o representante dos trabalhadores de Rosário do Catete.

Os manifestantes do S.O.S Emprego se mantém desde o dia 13 de outubro na Barra dos Coqueiros para impedir a entrada de funcionários da empresa da Celse. Eles só sairão do local assim que a empresa contratar os trabalhadores do Estado. E mais, nesta quarta-feira, 22, a partir das 14h, os sergipanos que fazem parte do movimento S.O.S Emprego vão participar de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese.

Matos SOS EMPREGO 3_foto Andrea Oliveira

Assessoria de Imprensa do Parlamentar