logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado cobra do Governo do Estado um posicionamento em relação ao movimento S.O.S Emprego

Representantes do S.O.S Emprego estiveram na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – para solicitar o apoio do deputado Moritos Matos. Por isso, na última sexta-feira, 17, o parlamentar foi até o município de Barra dos Coqueiros para conversar com os sergipanos que lutam por um emprego na termelétrica. Também participou desse encontro o deputado Georgeo Passos. “O nosso intuito em ir até o local da manifestação é de apoiar esses trabalhadores. Eles querem trabalhar e a empresa tem por obrigação contratar funcionários de Sergipe. Os trabalhadores inclusive apresentaram denúncias graves de venda de vagas de serviços, agências de outros Estados fazem o agenciamento de pessoas para trazer para cá. Eles relatam que uma vaga custa entre de R$ 800 até mil reais. E já existem aproximadamente 700 contratados pela termelétrica e pouquíssimas pessoas são do nosso Estado. A maioria veio de fora”, enfatiza o deputado Matos.

De acordo com o contrato entre o Governo do Estado e a empresa, 85% das vagas de emprego deve ser preenchida por trabalhadores sergipanos. Mas pessoas de outros Estados estão ocupando essas vagas. “O pessoal do S.O.S mostrou endereços de casas alugadas e hotéis onde esses trabalhadores de outros Estados estão hospedados. O nosso intuito é apoiar os sergipanos e fazer com que eles cupram o que ficou determinado no contrato”, expõe o parlamentar.

Para Moritos Matos o governador Jackson Barreto deve dar uma atenção especial para esses trabalhadores. “Que o governador também os apoie. Porque os trabalhadores de fora recebem seu dinheiro e gastam no seu Estado já os nossos gastam aqui. E isso até mesmo para a economia de Sergipe é importante que essa mão de obra seja para os trabalhadores desempregados do Estado e é até mais justo”, cobra o deputado. Ele acrescenta que o movimento tem feito toda a manifestação sem usar da violência. “O movimento deles é pacífico. Eles só querem que seja atendido aquilo que ficou estabelecido em contrato, ou seja, que 85% das vagas seja ocupada por sergipanos”, ressalta o deputado.

GOVERNO

Segundo dados divulgados pela Agência Sergipe de Notícias – ASN – do Governo do Estado no mês de junho, a Usina Termelétrica Porto de Sergipe – UTE – será a maior da América Latina, localizada na rodovia SE-100. E terá 85% de trabalhadores sergipanos. A empresa responsável pela obra é a Centrais Elétricas do Sergipe – Celse. E a Usina está prevista para entrar em plena operação em janeiro de 2020, e terá a capacidade de gerar 1,5 mil megawatts de energia elétrica. A previsão é que as obras se estendam por 36 meses, gerando cerca de 2.000 empregos diretos e até 5 mil indiretos. O governo classificou o projeto como um marco histórico para o Estado, pelos investimentos e pela cadeia de novos negócios a serem gerados com a chegada do projeto.

MANIFESTANTES

Na semana passada estiveram no gabinete do deputado Moritos Matos os representantes do S.O.S Emprego: Willames Santos, José Wilton dos Santos e Clodoaldo Melo que residem na Barra dos Coqueiros. Joclisvaldo Vieira e José Aroldo da Silva que moram na cidade de Rosário do Catete e Carlos dos Santos que veio de Maruim. Eles contaram ao parlamentar que aproximadamente 3.500 trabalhadores fazem parte desse movimento. De acordo com Joclisvaldo Vieira, uma das desculpas usadas para a contratação de trabalhadores de fora de Sergipe é que os daqui não são qualificadas. “Isso é uma inverdade, os trabalhadores daqui são extremamente capacitados. Tem currículo e isso não vem sendo levado em conta”, afirma o representante dos trabalhadores de Rosário do Catete.

Os manifestantes do S.O.S Emprego se mantém desde o dia 13 de outubro na Barra dos Coqueiros para impedir a entrada de funcionários da empresa da Celse. Eles só sairão do local assim que a empresa contratar os trabalhadores do Estado. E mais, nesta quarta-feira, 22, a partir das 14h, os sergipanos que fazem parte do movimento S.O.S Emprego vão participar de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese.

Matos SOS EMPREGO 3_foto Andrea Oliveira

Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Fotos: Andréa Oliveira

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo