logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado apela por proteção para menores e mulheres durante a pandemia

 Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

Diante dos decretos governamentais estimulando o isolamento social das famílias sergipanas, o líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania), aprovou uma indicação ao governador do Estado apelando por providências, urgentes e necessárias, visando intensificar as ações para proteção de integridade física e sexual de crianças, adolescentes e mulheres, durante este período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O deputado lembra as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que as pessoas fiquem em casa, para evitarem a ampla contaminação do vírus, mas avalia que a casa nem sempre é um lugar seguro para as mulheres. “De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Ligue 180, que recebe denúncias de violência contra as mulheres, registrou um aumento de quase 9% no número de ligações com denúncias destas ocorrências”, justificou.

DR SAMUEL

Deputado estadual Samuel Carvalho

Samuel Carvalho destaca ainda as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) como aumentar os investimentos em serviços on line e em organizações da sociedade civil; garantir que os sistemas judiciais continuem processando os agressores; além de estabelecer sistemas de alerta em farmácias e mercados; além de declarar abrigos para vítimas de violência de gênero como serviços essenciais e criar maneiras seguras para as mulheres procurarem apoio sem alertar seus agressores.

“Outras recomendações da ONU dão conta para evitar libertar prisioneiros condenados por violência contra as mulheres e ampliar as campanhas de conscientização pública, principalmente voltada para homens e meninos”, completou o deputado, enfatizando em sua indicação que “mulheres que sofrem abuso físico e sexual têm duas vezes mais chances de fazerem um aborto e a experiência quase dobra sua probabilidade de cair em depressão”.

“Surpreendentemente a violência de gênero é uma causa tão grave de morte e incapacidade entre as mulheres em idade reprodutiva quanto o câncer e uma causa maior de problemas de saúde que os acidentes de trânsito e a malária combinados. Agradeço aos colegas deputados pela aprovação da nossa indicação e solicito que o governador leve essas informações em consideração nos próximos passos que forem dados no combate a essa pandemia”, finalizou Samuel Carvalho.

Foto: Jadílson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo