Deputadas valorizam presença de Dom João na Alese

As deputadas Ana Lúcia (PT) e Maria Mendonça (PP) promoveram nessa quarta-feira (5), no plenário da Assembleia Legislativa, uma sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade de 2017, cujo tema é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida, tendo como lema ‘Cultivar e guardar a criação’”. As duas destacaram a exposição feita pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa.

Maria Mendonça enalteceu o compromisso da Igreja Católica em colocar na Ordem do dia temas importantes e relevantes para a sobrevivência humana. “Falar dos nossos biomas é falar da vida e sobrevivência, da nossa existência. Ao longo da vida o homem vem degradando a natureza e agredindo o meio ambiente. Temos um exemplo que é essa transposição do rio São Francisco, como as nascentes degradadas e precisando serem revitalizadas”.

Maria MendonçaA deputada alertou ainda que vários rios sergipanos estão na mesma condição de degradação e citou algumas bacias que estão morrendo. “Temos alguns exemplo de situações degradantes. O rio Jacarecica, por exemplo, como também o Vaza Barris. Temos que recuperar e preservar os nossos biomas. Em Itabaiana, por exemplo, temos o perímetro da Ribeira, que beneficia mais de 10 mil famílias, com emprego direto e indireto”.

“A barragem, que também abastece Campo do Brito, Macambira e São Domingos, além de Itabaiana, já encontra-se dentro do volume morto, com apenas 13% do seu volume total. É uma situação gravíssima, como também a barragem do Jacarecica, que secou completamente. É um desrespeito com o meio ambiente e é preciso que todos os setores se unam à Igreja e trabalhem este tema. É preciso preparar a população para a convivência com o meio ambiente”, completou Maria Mendonça.

Ana Lúcia

A outra autora do debate na Assembleia sobre a Campanha da Fraternidade, a também deputada Ana Lúcia destacou a necessidade de se promover a discussão durante o período da quaresma, quando a população historicamente está mais reflexiva. “Somos de uma geração que fomos educados na escola de que os recursos naturais são infinitos. Mas a ciência já vem fazendo vários alertas contrários”.

Composição da mesa

Em seguida, a deputada petista disse que muitos rios estão morrendo no Estado e que a nascente do rio Sergipe está praticamente morta. “A bacia do Japaratuba também está no mesmo caminho. A transposição do Velho Chico, que começa a beneficiar os Estados a partir de Pernambuco, atinge diretamente Sergipe e Alagoas. Infelizmente a Usina de Xingó foi construída sem os devidos cuidados”.

Por fim, Ana Lúcia alertou para algumas distorções no meio ambiente. “As comunidades quilombolas não têm água para o sustento porque a mesma está completamente salinizada. As lagoas onde também se planta o arroz, a água está salinizada. Tem ainda a questão do agrotóxico! Infelizmente o agronegócio só tem como limite o lucro”, disse, antecipado que pretende propor a regulamentação em Sergipe do uso do eucalipto.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões