Deputadas prestigiam inauguração de Galeria de Arte do Sesc

Por Habacuque Villacorte (*)

As deputadas estaduais Janier Mota (PL) e Maria Mendonça (PSDB) representaram a Assembleia Legislativa e prestigiaram a solenidade de inauguração da Galeria de Arte do Sesc – Cícero Alves dos Santos ‘Véio’, na noite da última segunda-feira (13), no Bairro São José, em Aracaju. Diversas autoridades compareceram ao evento, como também inúmeros artistas sergipanos. A iniciativa está dentro do calendário de ações do Serviço Social do Comércio (Sesc) que está completando 75 anos, agora no mês de setembro.

Deputada estadual Maria Mendonça

A deputada estadual Maria Mendonça enalteceu a iniciativa do Sesc e entende que a Galeria recém-inaugurada representa um grande “passo” na valorização do artista sergipano. “Que este espaço tão valoroso ajude os artistas a desenvolverem suas ideias e que possam expor seus trabalhos. Tenho que parabenizar também o Sesc pelos seus 75 anos, uma instituição que representa muito para o nosso Estado e hoje presta uma homenagem justíssima a Cícero Alves dos Santos, o ‘Véio’, que está representando aqui toda a arte sergipana”.

Deputada estadual Janier Mota

Por sua vez, a deputada estadual Janier Mota não escondeu a emoção em prestigiar o trabalho de “Véio”, artista com quem ela diz ter uma identificação há muito tempo. “Desde muito nova, ainda no colégio, em Nossa Senhora da Glória, eu já apreciava o trabalho dele. Um grande artesão que hoje tem sua arte reconhecida e valorizada com esta Galeria. Reconhecido internacionalmente, um profissional que com seu trabalho dignifica o nosso Estado, que nos enche de orgulho. Uma iniciativa valorosa do Sesc com os nossos artistas”.

O homenageado Cícero Alves dos Santos

O homenageado Cícero Alves dos Santos agradeceu pelo apoio que recebeu do Sesc e enalteceu a Galeria como uma forma de apoiar a arte sergipana. “Hoje são os meus trabalhos que estão expostos, mas virão outros trabalhos, de outros artistas. A arte não pode parar. Eu comecei com cinco anos de idade tentando transmitir a realidade do sertanejo, o que ele passava e como ele vivia. Eu procuro dar a vida aquilo que está morto! A arte sergipana tem muito valor em suas variadas manifestações e todos os espaços culturais”.

A nova galeria receberá exposições, cursos, palestras, seminários, oficinas e debates sobre as mais diversas manifestações artísticas. “Com esse espaço, vamos valorizar o artista da terra e promover o intercâmbio da arte, além de formar novos talentos e fomentar a economia criativa na área cultural. Só temos a agradecer ao Departamento Nacional, ao presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, e a todos os conselheiros da instituição que apoiam essa iniciativa”, destacou a diretora regional do Sesc, Aparecida Farias.

Fotos: Breno Couto

(*) Com informações do Sesc/Fecomércio