Deputadas destacam os desafios da Língua Brasileira de Sinais

“Quebrar barreiras e buscar a garantia de uma comunicação inclusiva”, foram com essas palavras que a deputada Lidiane Lucena (Republicanos) abriu o seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) nesta quarta-feira (24). A parlamentar destacou os desafios da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e homenageou profissionais da área.

Hoje, 24 de abril, é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. “Um dia que nos faz refletir sobre a importância de uma comunicação acessível para todas as pessoas, independentemente de sua capacidade auditiva”, declarou a deputada Lidiane Lucena.

Na ocasião, Lidiane Lucena homenageou  os intérpretes de Libras da Alese,  Genivaldo Oliveira e Rozilda Ramos. “Eles  desempenham um papel essencial para garantir que a comunidade surda tenha acesso à informação e à participação cívica em nossa Assembleia Legislativa. Também reconheço a dedicação de Aline Raquel Ribeiro, uma aquidabaense que é surda bilateral e que, por meio de oficinas ensinando a Língua Brasileira de Sinais, tem auxiliado profissionais de Educação em Aquidabã, servindo de exemplo para todos nós”, destacou Lidiane Lucena.

Para a deputada, os profissionais são de extrema importância não só para as pessoas surdas, mas para todos que a anseiam um mundo mais justo e menos desigual. De acordo com dados do IBGE no Brasil, estima-se que cerca de 10 milhões de pessoas tenham algum grau de deficiência auditiva, sendo que mais de 2 milhões são surdas.

Já em Sergipe, ainda segundo, com o Censo do IBGE, em 2010 havia 3.303 pessoas surdas; 20.033 pessoas com deficiência auditiva severa e 88.362 com alguma dificuldade para ouvir.

A deputada Linda Brasil

“Esses números nos mostram a urgência de políticas públicas que garantam acessibilidade e inclusão para essa significativa parcela da população. A exemplo da iniciativa do Governo de Sergipe que, por meio da Secretaria de Estado da Administração, começou a ofertar em fevereiro deste ano o serviço de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas em todos os oitos Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceacs) do estado. A Língua Brasileira de Sinais, a nossa querida  Alese, é um direito fundamental para a comunicação da comunidade surda. No entanto, muitos ainda não compreendem a sua importância”, enfatizou a deputada Lidiane Lucena.

“As ações que promovam o ensino e a aprendizagem de Libras, tanto em nossas escolas quanto nos espaços públicos e privados. Pequenas atitudes, como aprender algumas palavras ou sinais básicos, podem fazer uma grande diferença na vida de uma pessoa surda”, complementou a parlamentar.

Linda Brasil

A deputada Linda Brasil (PSOL) também falou sobre o Dia Nacional de Libras. “Essa data marca anos de luta da comunidade surda. Apesar desta conquista histórica para as pessoas surdas em nosso país, ainda há muito o que ser feito”, disse

No ano passado, a parlamentar realizou uma Sessão Especial na Alese sobre ‘os desafios da Comunidade Surda em Sergipe’. “ Posso dizer que sobre o que foi apresentado por esta comunidade em termos de problemas nada ou quase nada avançou: a lei municipal de Aracaju que obriga os departamentos da administração pública terem intérpretes ou servidoras que saibam a Libras não é cumprida; em âmbito estadual também os surdos e surdas encontram dificuldades para acessar os serviços públicos; Nas escolas muitas vezes faltam intérpretes”, afirmou Linda Brasil.

Na oportunidade, a deputada conclamou as colegas e os colegas deputados para a discutir políticas públicas que possam ser implementadas. “A educação bilíngue em escolas infantis municipais e a extensão do serviço da central de Libras e também, aqui na Casa, que haja intérpretes não só para a TV, mas também para acolher a pessoa surda que queira nos visitar”, finalizou Linda Brasil.

Fotos: Jadilson Simões/ Agência de Notícias Alese