logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputada sugere que prova de vida seja facilitada para idosos com dificuldade de locomoção

Por Assessoria

 

Os sergipanos, com idade igual ou superior a 60 anos e que apresentem dificuldade de locomoção, poderão fazer a prova de vida exigida pelas instituições bancárias, sem sair de casa. É o que sugere o Projeto de Lei, de autoria da deputada Maria Mendonça (PSDB), protocolado nesta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa de Sergipe.

 

Nestes casos, após a devida apresentação de atestado médico que comprove a impossibilidade, um funcionário do banco deve ser designado ao endereço residencial e/ou em outro local indicado pelo cliente, sem prejuízo de cadastramento e/ou recebimento de benefícios.    

.

Pela proposta, o endereço apontado pelo cidadão, deve estar no mesmo território da unidade federativa onde a instituição financeira mantém agência. O Projeto prevê, ainda, que o banco deve dispor de meios suficientes para a realização de pesquisa externa, levando em conta a existência do atestado médico que comprova a incapacidade de locomoção do cliente.

 

O objetivo, explicou a parlamentar, é ampliar a perspectiva de proteção e facilitação do idoso ao acesso aos seus direitos. “É de conhecimento público e notório a dificuldade enfrentada pelos idosos, especialmente, os que têm problema de locomoção. E todos sabemos que, a cada ano, eles precisam comprovar que estão vivos para poder ter acesso ao dinheiro da aposentadoria ou benefício, muitas vezes pagos pelo INSS, através das instituições bancárias”, disse Maria.

 

Para a parlamentar, é compromisso de todos proteger os idosos e garantir, sempre, a melhor forma para viabilizar as suas demandas e direitos basilares. A matéria segue a tramitação e deve ser apreciada em breves dias pelos demais parlamentares da Casa Legislativa.

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo