Tramita na Assembleia Legislativa de Sergipe, Projeto de Lei, de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PP) que insere o Cortejo dos Caretas, tradicional evento do município de São Miguel do Aleixo, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe. Pela propositura, a festa que ocorre há 57 anos, no sábado de Aleluia, e atrai público local e da circunvizinhança, também, passa a figurar no calendário oficial de eventos do Estado de Sergipe.
“Entendemos que é papel do Estado incentivar, preservar e valorizar as manifestações culturais nele disseminadas. Então, nessa perspectiva de fomento e manutenção das atividades culturais é que apresentamos este Projeto. Esperamos contar com o apoio dos meus pares quando da sua apreciação”, disse Maria, que – através de propositura de sua autoria – já conseguiu declarar no mesmo rol, a festa do caminhoneiro e a bienal do livro de Itabaiana.
“O que pleiteamos é tão somente que faça valer a prerrogativa de se preservar e valorizar a nossa cultura, transformando essa manifestação em patrimônio cultural material e imaterial do nosso Estado”, argumentou a deputada, destacando que a cultura é um direito do ser humano e, ao mesmo tempo, um importante vetor de desenvolvimento econômico e de inclusão social.
A FESTA – Todo Sábado de Aleluia, um grupo de homens se vestem com trajes femininos e máscaras de monstros. A brincadeira consiste em correr atrás de moradores eturistas para sujá-los com tintas solúveis em água. Durante o percurso, uma pequena multidão vai se formando. “Os cantores e tocadores buscam alegrar o ambiente com músicas folclóricas”, disse a Maria Mendonça, acrescentando ser inconteste a relevância do festejo, pois não há dúvidas de que o evento, ao longo dos anos, vem preservando as suas raízes e buscando manter viva a cultura de um povo.
Assessoria Parlamentar