09/03/22
Por Stephanie Macêdo-Alese
A manutenção contínua do abastecimento de água no Povoado Baixão, localizado no município de Nossa Senhora Aparecida. Esse foi o pedido feito pela Maria Mendonça (PSDB), através da Indicação Parlamentar de nº 160/2021, ao governador do Estado, Belivaldo Chagas e ao diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) Carlos Melo.
A deputada justifica a sua preposição considerando que embora o Povoado Baixão esteja situado próximo a cidade de Aparecida, “o abastecimento é comprometido por não existir uma continuidade no serviço ofertado pela Deso. A população está numa situação de extrema dificuldade, pois necessita de uma oferta continua para sua sobrevivência, já que água é vida”, destacou.
O texto destaca que, por não existir uma continuidade no fornecimento da água, ou até datas pré-fixadas para o abastecimento, a população fica ansiosa, aguardando pelo abastecimento da água.
Maria Mendonça defende que o direito a água é preceituado na Constituição Federal, por ser essencial para a sobrevivência humana, bem como para a saúde pública.
“É responsabilidade do Estado proporcionar de forma regular a prestação dos serviços de saneamento básico através da DESO, que opera o sistema responsável pela captação, tratamento e distribuição regular da água”, destacou na matéria.
Moção de Aplauso
“Moção de Aplauso aos dirigentes do Shopping RioMar, de Aracaju, e da Fundação Pedro Paes Mendonça, pela realização do evento intitulado “Feira da Mulher Empreendedora”. Destacou a deputada Maria Mendonça, na propositura que aplaude iniciativa das instituições por enaltece artesãs da Serra do Machado, povoado do município de Ribeirópolis.
O evento, presta uma homenagem a todas as mulheres que inspiram e representam a força do empreendedorismo
na sociedade sergipana;, foi iniciado no último dia 7 e segue até o dia 20 de março, apresentando o material produzido por mulheres que atuam como artesãs na Serra do Machado e regiões próximas.
A Moção de Aplauso e a Indicação Parlamentar foram aprovadas por unanimidade de votos durante a Sessão Extraordinária Híbrida desta quinta-feira, 10 de março.
Fotos: Jadilson Simões