Deputada pede inclusão de garis no grupo de vacinação

Por Wênia Bandeira

A deputada Diná Almeida (Podemos) solicitou a inclusão dos garis no grupo prioritário da 2ª etapa da vacinação do Covid-19. A proposta consta na Indicação Nº 60/2021, aprovada nesta quinta-feira, 11.

O pedido será encaminhado ao governador Belivaldo Chagas. A parlamentar explicou que estes profissionais estão expostos aos riscos de contaminação no exercício de suas atividades, pois executam o trabalho de recolher e transportar lixo e dejetos nas vias públicas, em contato com objetos e substâncias contaminadas.

“Registre-se que o profissional gari é essencial à limpeza urbana e à vida nas cidades. A título de exemplo não conseguimos viver sem o recolhimento do lixo que descartamos em nossas residências. Ademais, em uma escala maior, levando em conta o funcionamento de todas as atividades em um ambiente urbano, já percebemos os riscos para a saúde pública e segurança, quando ocorre a paralisação dos serviços de coleta de lixos e limpeza das vias públicas”, declarou a deputada.

A indicação foi aprovada na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Foto: Prefeitura de Aracaju