Deputada Linda Brasil fala sobre o visita à Escola para Surdos

Por: Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

A deputada Linda Brasil (Psol ) usou à  tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese)  nesta quinta-feira (16) para destacar uma visita que fez ao Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo em Sergipe (Ipaese), na quarta-feira (15).  A unidade educacional funciona em Aracaju.

“O Ipaese tem como  finalidade a formação de estudantes nos ensinos fundamental e médio e estimula a inclusão social, educação e ainda oportuniza acesso de pessoas surdas ou com problemas de audição ao mundo do trabalho”, falou a deputada Linda Brasil.

Ainda durante o pronunciamento, a parlamentar comentou a greve dos intérpretes de libras nos mais variados serviços e greve realizada pela categoria.

“Estamos acompanhando uma denúncia que interpretes de libras estão sem receber salário  há três meses. Precisamos que o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Inclusão Social tenha um olhar atento para a categoria. Afinal de contas, são apenas seis profissionais para atender todo o estado”, ressaltou a deputada Linda Brasil.

A parlamentar também ressaltou que vai protocolar um projeto de lei, com base de uma lei aprovada em Aracaju, para que sejam colocados interpretes de libras em todas as repartições públicas do estado.

“Enquanto estive no mandato como vereadora por Aracaju, aprovamos a lei municipal 5492/2022 altera a lei 3295/2005. Ela tem por finalidade pedir obrigatoriedade de interpretes de libras em todas as repartições públicas do município. Por isso, queremos que essa lei também seja colocada em prática em âmbito estadual”, ressaltou.

Aparte

Em aparte, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) falou sobre a necessidade da realização de concurso público para interpretes de libras. “Esse serviço é muito importante. Com a realização do concurso público, teremos uma quantidade mínima para atender a população sergipana em serviços essenciais  para o estado à exemplo da saúde”, finalizou.

Foto: Joel Luiz/ Agência de Notícias Alese