Deputada Linda Brasil destaca assembleia geral de professores em Poço Redondo

Nesta quarta-feira (3), a deputada Linda Brasil (Psol) usou a tribuna da  Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) para destacar uma assembleia geral formada por professores de Poço Redondo. O objetivo é cobrar uma audiência pública junto à gestão municipal para discutir pautas pedagógicas, chamada pública, precariedade das escolas municipais e atualização de piso salarial.

Linda Brasil ressaltou que o piso da categoria está defasado desde 2022, e segue  com ação judicial pendente. “Até agora, a prefeita da cidade, Aline Vasconcelos, aplicou um reajuste de 5% no mês de março, mas ainda está longe dos R$ 4.580,57 do piso nacional do magistério”, enfatizou a parlamentar.

Para a deputada, este é um problema em quase todos os municípios sergipanos, inclusive na capital, Aracaju.” Boa parte das prefeituras não cumprem com o dever legal e constitucional de pagar o piso das e dos professores. Com isso, promovem manobras, criam narrativas para burlar a realidade e não garantir o piso salarial que é um direito”, afirmou Linda Brasil.

Ato

Ainda voltada para assuntos relacionados a educação, a parlamentar também ressaltou um ato em defesa do transporte escolar, organizado por estudantes do Instituto Federal de Sergipe – campus São Cristóvão. A ação foi organizada por estudantes da zona rural do município de São Cristóvão

“Vídeos nas redes sociais mostram o descaso com as e os estudantes, à noite, na beira da estrada de chão, sem iluminação, sem segurança, esperando o ônibus para voltar para casa, após o término das aulas”, afirmou a deputada Linda Brasil.

De acordo com a deputada, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc)  e as prefeituras de Aracaju e São Cristóvão precisam se reunir urgentemente para garantir o transporte escolar. “Não resolver esse problema é objetivamente impedir o acesso à educação desses jovens, um direito constitucional que em nosso estado é reiteradamente negado”, enfatizou Linda Brasil.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias