Deputada lamenta baixa performance de Sergipe no Ideb

Por Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) lamentou a baixa performance do Estado de Sergipe no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), após resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “São dados muito preocupantes. No ensino fundamental menor, 18 dos 75 municípios sergipanos alcançaram a meta projetada. Já ensino fundamental maior (do sexto ao nono ano), apenas oito municípios”, apontou, destacando a necessidade dos gestores – inclusive os que estão assumindo comandos de municípios a partir de 2021 – em priorizar a educação.
Maria ressaltou que faz esse apelo com a tranquilidade de quem, ao ser prefeita de Itabaiana, implementou iniciativas que alavancaram a educação, resultando em considerável melhoria do Ideb. “Em 2005, quando chegamos à Prefeitura, o Ideb do município era 2.4; em 2007, conseguimos elevar esse índice a 3.0 e, em 2009, ampliamos para 3.4. Esse resultado foi fruto de todo um trabalho voltado para a melhoria do ensino e, também, oferecendo condições para que os professores pudessem desenvolver as suas atividades com mais assertividade”, revelou a deputada, ao falar sobre o assunto na sessão da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 17.
De acordo com o levantamento do Inep, Sergipe ficou em 24ª colocação no que se refere ao ensino fundamental menor. A média ficou em 4.1, abaixo da projetada, que era 4.8. No ensino fundamental maior ficou 26º colocação entre os estados brasileiros. O Ensino Médio obteve 3.7 de média, sendo que o previsto era de 4.6, ficando com a 21ª classificação geral. “São dados que muito nos entristece. Há muito a ser feito para que o Estado melhore essa média. De forma geral, observamos que foi extremamente negativa a performance de Sergipe. Não temos dúvida que a educação é a imperiosa via de transformação social. Sem isso, os reflexos são negativos em todos os cenários, especialmente, no que diz respeito à desigualdade social.
Bem avaliados
Em sua fala, Maria parabenizou os Municípios de São Cristóvão, Macambira e Malhada dos Bois, que apresentaram melhores resultados na avaliação. “Se levarmos em consideração os índices alcançados, observamos que São Cristóvão tinha um índice de 3.0 em 2017, e que agora passou para 5.0; Macambira era 4.5 em 2017, e agora em 2019 foi 5.4, e Malhada dos Bois, que era 4.2 em 2017, agora foi de 5.0”.
A parlamentar enalteceu, ainda, o excelente desempenho do Município de Itabaianinha. “Não resta dúvida que o Município que mais de destacou foi Itabaianinha, pois o mesmo conseguiu ultrapassar 1.0 da meta projetada. Itabaianinha tinha uma meta projetada de 4.7 e, em 2019, alcançou 5.7 de média. Um resultado muito positivo que serve como referência para que os gestores se espelhem”, complementou Maria.