Deputada Goretti Reis participa de Congresso Médico e Jurídico

No período de 27 a 29 de setembro acontece na cidade de Vitória, no Espirito Santo a 5ª edição do Congresso Brasileiro Médico e Jurídico. O encontro tem como objetivo fortalecer a conexão entre médicos e juristas. A deputada estadual Goretti Reis que tem atuado na busca por melhorias para a saúde dos sergipanos está participando do evento que trará a oportunidade para a discussão e definição sobre temas como a judicialização da saúde, a defesa do SUS, a ética e formas de combater os desvios na prestação dos serviços de saúde no Brasil.

O Congresso conta com a participação de agentes públicos, juristas, magistrados, gestores envolvidos com a Defesa do Direito à Saúde e a manutenção dos serviços públicos de qualidade. Essa edição traz uma novidade, a discussão do Direito Internacional à Saúde, em que juristas e médicos discutirão experiências bem-sucedidas nesse campo.

“Ontem, na abertura participamos do Encontro dos Comitês de Saúde do Judiciário do Fórum Nacional de Saúde do Conselho Nacional de Justiça que acontece paralelo ao Congresso. Na ocasião assistimos as conferencias sobre ‘Modelos de Saúde Brasileiro e a Crise Econômica’, que foi apresentado pelo ministro da Saúde Ricardo Barros e Consequências da corrupção nas políticas públicas de saúde, apresentado pelo procurador Regional da República, Maurício Gerum. São temas de relevância nacional e que precisam ser levados para os estados brasileiros. Quando estive como secretária da Saúde de Aracaju realizei um seminário sobre judicialização, por entender que precisamos de alternativas para acabar com esse processo que tanto onera os estados e municípios, e impede que a população tenha uma saúde eficiente e de fácil acesso. Espero que saíamos daqui com ações concretas para amenizar o caos da saúde brasileira. Acredito que seja um momento oportuno e adequado para isso”, pontuou Goretti Reis.

Texto e foto: Ascom Parlamentar