Deputada Goretti Reis fala sobre o câncer de mama na Câmara de Vereadores de Lagarto

A convite dos vereadores por Lagarto, Alex Dentinho, JC e Gilberto da Farinha, na manhã de hoje, 26, a presidente da Frente Parlamentar em defesa das Mulheres, deputada estadual, enfermeira Goretti Reis ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores da cidade de Lagarto para falar sobre a Campanha mundial Outubro Rosa, que visa a prevenção do câncer de mama. Em Sergipe a parlamentar é autora da Lei que oficializa o movimento no estado. Vereadores e convidados lotaram o espaço na busca por conhecimento sobre o tema.

Goretti Reis apresentou dados alarmantes sobre a doença e alertou que, em Sergipe, em 2017, infelizmente, é estimado pela Secretaria de Estado da Saúde, 450 casos de câncer de mama, e desses, 230 em Aracaju. Para o Brasil, a estimativa é de 57. 960 casos, com 14.388 mortes, sendo 181 homens e 14.206 mulheres. “É um dado assustador, por isso precisamos de eventos como esse para levarmos como a prevenção é importante e fazer com que esses números reduzam e menos mulheres sofram com essa doença. Esta Casa é um excelente local para despertar o interesse de homens e mulheres sobre como se prevenir”.

Durante sua fala a parlamentar lembrou também que o câncer de mama é a primeira causa de óbitos entre as mulheres. Ressaltou que o Outubro Rosa é uma campanha necessária que proporciona ações para que as mulheres busquem informações e tenham acesso aos tratamentos.

Texto e foto: Por Assessoria Parlamentar