O presidente da Unale, deputado estadual, Adjunto Afonso e diversos representantes de muitos estados também prestigiaram, na tarde de hoje, 7, a abertura do III Seminário da Saúde da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que tem como presidente a deputada estadual Goretti Reis. O evento faz parte da programação 21º Conferência Nacional da Unale que acontece de 7 a 9 de junho na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
A abertura foi marcada com a palestra intitulada ‘O subfinanciamento do Direito Fundamental à Saúde: uma perspectiva constitucional e judicialização na saúde e foi proferida pela procuradora do Ministério Público de Contas de São Paulo, Élida Graziane Pinto.
Para a palestrante é um momento importante porque conscientiza que hoje o Sistema Único de Saúde, SUS, precisa de um controle de seu financiamento adequado. “Não tem como o Sistema ser assegurado em caráter universal e até mesmo fazer face às demandas judiciais sem enfrentar a raiz do problema. A judicialização hoje, por exemplo, enfrenta alguns sintomas, mas não vai na causa, uma das principais causas, além da fragilidade da gestão que tem uma troca muito reiterada de dirigentes e não se enraízam a quadros de servidores permanentes”, ressaltou a procuradora.
Para Goretti Reis o tema apresentado foi de extrema importância e necessário. “O país gasta muito com judicialização e não resolve o problema da saúde. Esse já é nosso terceiro seminário e não podemos parar de conscientizar as pessoas de que é preciso mais atenção à saúde por parte dos gestores. O assunto deve ser discutido e levado para todo o país”, pontuou a parlamentar.
Por Assessoria Parlamentar